15 fevereiro 2012

SÃO CRISTÓVÃO SEDIARÁ A ABERTURA DA SEMANA ESTADUAL DA MULHER

Na manhã desta quarta-feira, 15, reunidos no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, secretários, secretárias, e conselheiras discutiram os detalhes sobre a abertura da Semana Estadual da Mulher, que será sediada em São Cristóvão no dia 1° de Março.
Conduzida pelo secretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto dos Santos, revelou que é preciso criar uma força tarefa para iniciar um trabalho de conscientização sobre a violência contra a mulher e a escolha da Secretaria de Estado de Políticas Para a Mulher por São Cristóvão, onde os últimos dias foram marcados por acontecimentos envolvendo a temática, será o pontapé inicial.
A programação do evento de abertura será contemplada com uma caminhada que deverá partir do Fórum até a Praça São Francisco, envolvendo as comunidades, os movimentos, os assistidos e demais visitantes da cidade, além de serviços que serão oferecidos nas áreas da Educação, Saúde, Procuradoria, Inclusão Social, Infraestrutura e Cultura, com palestras, aferição de pressão, exame de lâmina, glicemia e teste de HIV; equipes do Programa Bolsa Família; advogados e programação cultural.
“Somos fruto da sociedade em que vivemos e por isso mesmo é que precisamos tomar uma atitude tanto enquanto órgão público municipal ou cidadão. A educação é muito importante para mudar essa realidade que vitima as mulheres com agressões advindas de maridos, namorados ou homens com outros laços afetivos, fato que muitas mulheres aceitavam, pois a violência contra a mulher está encravada na sociedade ao ponto de acharem comum. As mulheres são linchadas moralmente, seja física ou verbalmente,por isso buscaremos a parceria com o Ministério Público e com o Fórum, por meio do juiz da comarca de São Cristóvão”, disse Paulo.
O trabalho desenvolvido pelo COMDIM – Conselho Municipal de Direitos da Mulher, cujas inscrições encontram-se abertas para uma nova eleição, será concluído com a instalação do Núcleo de Atendimento à mulher, na Delegacia, sendo o primeiro do estado.
A Educação trabalhará a temática da semana da Mulher junto aos professores e em sala de aula, incentivando os estudantes a produzirem material, mobilizando o EJA – educação para Jovens e Adultos, tratando também da merenda escolar, conselho e da própria Secretaria.
A secretária de Cultura e Turismo,Aglaé Fontes,mobilizará as artesãs da Casa dos Saberes e Fazeres, além de trazer à programação os grupos folclóricos e a realização do Projeto Conversa com as Marias, onde o imaginário feminino é bastante presente.
Paulo solicitou da representante da infraestrutura, Ana Molina, a convocação das Margaridas, abrilhantando o evento e apresentando a faceta humana de personagens do dia a dia que nem sempre estão no campo de percepção das pessoas.
Após a realização de toda a mobilização, que abrirá uma série de atividades que seguirão até o 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, todos assistirão à programação cultural.
A situação em que se encontra São Cristóvão chama a atenção do secretário que revelou urgência no querer criar a rede de atenção à Mulher, fazendo desse momento, um ponto inicial. “Não podemos cruzar os braços”.
Participaram da reunião, representando o prefeito, a assessora, Telma Pureza; o secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto dos Santos; o secretário de Saúde,Thiago Araújo Mendonça; secretária de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; secretário da Comunicação, Pedro Rocha; representantes da Educação, Infraestrutura e a representante do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de São Cristóvão, a Delegada da Mulher, Gilvânia de Souza.


Texto:Yara Santos

Foto: Grazziele Santos