28 fevereiro 2012

RODA DE LEITURA É REALIZADA NA IGREJA DO CARMO










“Nós temos que valorizar mais o que é nosso, os produtos e artistas de nossa terra. São Cristóvão é rico em diversidade cultural, temos que valorizar”. Foi com essa frase que a coordenadora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória, deu início a primeira roda de leitura deste ano. Promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da secretaria da Cultura e do Turismo, a roda de leitura acontece mensalmente sempre na última semana do mês e reune poetas, escritores, alunos, professores, aprendizes e amantes da literatura.
Diferente das leituras anteriores, onde os encontros eram realizados no salão de leitura da Biblioteca Municipal Lourival Baptista, a leitura de poesias e prosas, foi realizada na Igreja do Carmo pequena. Segundo o historiador e um dos coordenadores da roda, Thiago Fragata, o tema desta roda é sobre a Procissão de Nosso Senhor dos Passos, uma das maiores romarias do nordeste. “Nada melhor que falar, ler e ver as indumentárias e objetos que compõem essa mágica procissão” explica.
Alunos do colégio Elic e demais professores e colaboradores da rede municipal de educação também, participaram da roda, que teve como convidado especial o poeta Manoel Ferreira.
Conhecido e admirado por todos os moradores, Manoel Ferreira é considerado um dos poetas mais experiente da cidade. A convite do historiador Thiago Fragata, o poeta leu alguns de seus trabalhos, inclusive um poema que fala sobre a procissão.
Admirados, os alunos não desgrudavam um só instante do poeta e atentos escutavam a cada palavra dita. Além da pratica da boa leitura, os participantes puderam aprender e conhecer um pouco mais da Procissão de Nosso Senhor dos Passos
A roda de leitura é um incentivo ao debate e a valorização dos talentos do município. Para participar basta apenas se juntar ao grupo. Os encontros acontecem sempre na última semana do mês, participe!

Texto e foto: Grazziele Santos