01 fevereiro 2012

EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO MÚLTIPLOS OLHARES

Aberto na manhã desta quarta-feira, 01, no auditório da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, o ano letivo da rede pública da cidade de São Cristóvão. Como forma de proporcionar aos alunos, um ano produtivo e de amplo conhecimento, a Secretaria da Educação preparou para os docentes um seminário intitulado “Múltiplos Olhares sobre a Lei 10.639/2003: Esperanças e Desafios”.

A abertura do evento foi feita pelo secretário adjunto, Pablo Santos, que explicou o objetivo e a importância do evento.De acordo com o secretário adjunto o intuito é desenvolver técnicas e maneiras de aplicabilidade do ensino em sala de aula, e enaltecendo sempre os direitos e deveres tanto dos docentes quanto dos alunos. “Sempre que falamos sobre a qualidade do ensino pensamos no aluno e esquecemos do professor, peça fundamental. A capacitação é uma forma que criamos para interagir com os docentes da rede e para que, juntos possamos melhorar a qualidade do ensino em nossa cidade, respeitando o direito de todos” disse Pablo.

Antes de dar início às palestras, os participantes puderam prestigiar a apresentação das atividades promovidas pela Casa do Iphan, instalada em São Cristóvão, e também, a apresentação das Caceteiras do Rindú, que não permitiu que ninguém ficasse parado.

O tema central do seminário, a Lei 10.639/2003, foi discutido durante toda a manhã. Para enriquecer o debate sobre o tema, o seminário recebeu ilustres convidados, a exemplo do Dr. Ilzver de Matos e Doutora e professora da Universidade Federal de Sergipe, Maria Batista. Ambos ressaltaram a importância da Lei bem como a necessidade da mesma ser praticada dentro da escola.

Ilzver explicou que mais da metade da população estudantil do ensino público é negra, o que reforça a atuação da Lei com mais precisão. “Nós sabemos que os direitos para as pessoas brancas, bem como os atendimentos e demais serviços, são bem diferentes dos prestados aos negros. O racismo em sua grande maioria, é impetrado dentro da escola, onde o aluno recebe uma formação intelectual, é necessário que nós combatamos isso” ressaltou.

A discussão se prolongou durante toda a manhã. Além dos debates sobra a Lei 10.639/2003 haverá também mais oficinas que abordarão a importância do incentivo da leitura e como aplicá-la em sala de aula. O evento terá duração de três dias, e será realizado na unidade escolar sempre no horário da manhã. Confira abaixo a programação:

02/02/2012

Horário:08h às 12h;

Oficina “O mundo da leitura é a leitura de todo o mundo”

03/02/2012

Horário:08h às 12h;

Oficina “Ambiente leiturizador: uma construção coletiva”

Texto e foto: Grazziele Santos