15 fevereiro 2012

PATRIMÔNIO IMATERIAL DE SÃO CRISTÓVÃO GANHA DESTAQUE NACIONAL

O município de São Cristóvão recebeu a visita de representantes da editora nacional, Editare, que publica livros de arte, guias turísticos, preservando e resgatando os aspectos da cultura material e imaterial brasileira. Na última sexta-feira, 10, foi a vez dos doces, folclore, artesanato e personalidades sancristovenses ganharem destaque nas páginas da revista.
O registro do patrimônio será publicado no livro de arte desenvolvido pela Revista, chamado ‘Brasil: Uma Nação Multicultural’, onde diversos pontos do país estarão elencados e, marcando presença, São Cristóvão.
O primeiro local visitado foi o Povoado Cabrita, onde fotografaram a arte de fazer os doces pelas delicadas mãos das doceiras da cooperativa, cuja coordenação tem à frente a líder popular, Dona Santaninha, figura atuante que recebeu os visitantes e enalteceu o potencial local.
Em seguida, os visitantes partiram em direção à cidade histórica, em viagem acompanhada pela coordenadora do Posto de Informações Turísticas – PIT, Eliene Marcelo, chegando à casa da artista plástica, Vesta Viana, que recebeu a todos com entusiasmo, munida de fotos antigas e muitas lembranças ouvidas e anotadas com atenção.
As indicações das personalidades e patrimônios a serem visitados foram feitas pela diretora de Turismo do município, Silene Lazarito, atendendo à solicitação do responsável pelo editorial, Gustavo Lima Molinari Peixoto, contemplando o folclorista, Sr. Manuel Ferreira; D. Marieta, da Casa das Queijadas; as Irmãs do Lar Imaculada Conceição, com os briceletes; os Beijus das senhoras Neide e Kêu; as Bonequeiras da Sala dos Saberes e Fazeres; o artesanato em cipó e palha de D. Joaninha; Sr. Rindú, Mestre das Caceteiras; Sr. Satu, Mestre do Reisado; Sr. Jorge, carnavalesco e mestre do Batalhão de São João e Taieira; Dona Zil, carnavalesca; Sr.ª Lourdes Tavares, dos Bordados; Sr. Vítor e Sr.ª Madalena, da Colônia de Pescadores; e o artesanato do barqueiro André, além dos dois pontos inicialmente citados.
Os registros foram feitos por Stepan Chahinian e Pedro Barbosa, que seguiram encantados pelo patrimônio material e imaterial de São Cristóvão, com ênfase para a Praça São Francisco, detentora da chancela de Patrimônio da Humanidade, o que projeta a cidade para o mundo, no auge dos seus 422 anos, numa administração que acompanhou e buscou o título junto à comissão da Unesco, atendendo a todas as prerrogativas, a exemplo da fiação subterrânea e iluminação apropriada.
A visita dos representantes da Revista de alcance nacional evidencia o potencial histórico-cultural de São Cristóvão, com ênfase para a sua população que ocupa os prédios centenários, transmite os rituais dos brincantes para as gerações mais recentes e imortaliza os saberes e fazeres através de uma culinária repleta de símbolos. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 10.


Texto e Foto: Yara Santos