17 fevereiro 2012

CARNAVAL: ACORDA POVO LOTA PRAÇA EM PRIMEIRA NOITE DE SÃO CRISTOVÃO

A noite do “Acorda Povo” revelou a que veio o VIII Carnaval dos Carnavais de São Cristóvão, resgatar a brincadeira de rua e valorizar os ícones do município. As palavras foram inspiradas na citação da professora Aglaé Fontes, secretária Municipal de Cultura e Turismo que analisou a primeira noite da festa.
“A receptividade é boa, mas quero ver a seqüência da animação, folia e falta de violência. A programação foi pensada com o objetivo de retomar o carnaval de rua, o bloco dos sujos, os caretas, pois é preciso valorizar os blocos e as bandinhas, além dos bonecões e do frevo”, complementou.
O “Acorda Povo” pode ser entendido como uma convocação de cada cidadão sancristovense a relembrar os saudosos carnavais e resgatar a sua fantasia, por isso saiu às ruas, partindo da Praça da Bandeira, ao som do cantor sergipano, Tom Robson, no chão, com um microfone em punho, agitando os seguidores com marchinhas; além da banda Os Feras do Frevo, que animou os adolescentes do Projovem, o Bloco União, do folclorista Sr. Jorge, na companhia de senhoras com idades superiores a 90 anos; atores circenses em pernas de pau; bonecões e janelas repletas de gente.
Coordenando o trajeto, o ator sergipano, conhecido pela sua atuação no Grupo Imbuaça, Tonhão, disse que no carnaval de rua, o cantor segue com o grupo, no chão. “Acho que o patrimônio precisa ser valorizado e foi muito gostoso assistir às senhoras cantando as marchinhas, com letras que emocionam e fazem bem. A saída pelas ruas, sem agredir a cidade, me fez ver algo difícil nos dias de hoje, a arte nas ruas, o que me deixa à vontade para seguir com a minha pesquisa”, disse Tonhão.
Além de conceder uma declaração repleta de emoção, o ator revelou que a programação de palco será aberta com a execução de frevo, marchinhas de rancho e a parte afro.
Prestigiando o “Acorda Povo”, a primeira-dama, Carolina Pereira, esteve presente e relembrando os bons tempos. “A festa com marchinhas marcou toda a minha infância, que sempre brinquei aqui em São Cristóvão, por isso considero este o melhor dos carnavais e prefiro este tipo de programação a trios elétricos”, afirmou.
O prefeito Alex Rocha disse que as perspectivas de público são altas. “Mal começou e a Praça já está cheia de gente. A nossa é a segunda maior programação do estado, ficando atrás apenas da capital, por isso espero que o nosso povo e os turistas participem da folia e que todos façam uma festa de paz”, disse o prefeito.
Neste sábado, 18, tem desfile de blocos, muito frevo e shows noturnos. A programação tem início a partir das 15h.

Texto:Yara Santos