06 fevereiro 2012

PETI DE SÃO CRISTÓVÃO É PREMIADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


Na última quinta-feira, 02, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Município de São Cristóvão, desenvolvido através da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, recebeu o prêmio pelo primeiro lugar alcançado na Gincana realizada pela SEIDES – Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, com todos os programas de todos os municípios sergipanos no mês de outubro do ano passado.
A modalidade premiada ao Peti de São Cristóvão foi o Canto Coral, desenvolvido pela regente Clara Raquel Mangueira Santos Souza, com crianças da sede e do Conjunto Eduardo Gomes, que compõem o “Vozes da Esperança”, deixando os municípios de Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, nos segundo e terceiro lugares respectivamente.
Entregue pela Secretária de Estado da SEIDES, a também primeira dama do Estado, Eliane Aquino, o prêmio conquistado foi um aparelho de datashow, recebido pela secretária municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social de São Cristóvão, a também primeira dama do município, Carolina Pereira, em companhia da coordenadora do Peti, Sandra Regina Lima Rozendo; da regente, Clara Raquel Mangueira Santos Souza; do gerente administrativo da Secretaria, Márcio Siqueira; além do secretário de Comunicação, Pedro Rocha, e duas crianças assistidas pelo programa, componentes do Coral.
A regente do coral se emocionou com o prêmio e falou sobre a importância da atividade. “O Canto coral é importante paraa conscientização de valores. A parte afetiva é beneficiada pela música que acaba ajudando aqueles que não têm esse sentimento em casa.as letras das canções falam ao coração deles,dando-lhes um abraço e quando eles cantam, deixam brotar de dentro para fora”,disse Clara Raquel.
Fernanda Bispo dos Santos tem 10 anos e participa do coral do Peti. “Eu nunca pensei em cantar, mas o Peti me deu a oportunidade de conhecera música e já gosto muito de cantar”, disse. Marciano Alcântara de Menezes tem 11 anos e assim como a colega, deixou que a música entrasse na sua vida e falasse ao seu coração.
A secretaria de Estado, Eliane Aquino, revelou a sua felicidade pela participação dos municípios e pelo envolvimento das crianças e dos oficineiros. Aquino aproveitou o evento de entrega dos prêmios para revelar que esse ano, o encontro do Peti não será concentrado na capital, mas territorial, para contemplar todas as cidades, além de tratar de assuntos ligados à temática inicial.
“O Programa do Leite retornará em breve, estamos trabalhando para isso e com o PAA, através dos recursos que o governo federal repassa para os estados, vamos comprar com pequenos agricultores, incentivar a criação de pequenas hortas e comunitárias, o que será indicado pelos municípios”, disse.
A secretária informou que o sítio eletrônico do órgão está sendo reformulado, criando espaço para socializar as ações inclusivas dos municípios e, por fim, parabenizou a todos pelo trabalho desenvolvido.





Texto e Foto: Yara Santos