02 fevereiro 2012

CULTURA FINALIZA DETALHES PARA 8º CARNAVAL DOS CARNAVAIS

Coordenadores de blocos de carnaval compareceram na manhã desta quinta-feira, 02, para assinar o termo de responsabilidade e acertar junto à Secretaria da Cultura e do Turismo os últimos detalhes da festa mais esperada do ano, o Carnaval dos Carnavais.
A festa que será realizada nos dias 17 e 21 deste mês, atrai milhares de foliões e para isso é necessário uma atenção especial. Segundo a secretária da Cultura, Aglaé Fontes, este ano está proibido durante o circuito do frevo qualquer veículo automotor, assim como o mela-mela. “Nós pensamos no bem estar dos foliões, e infelizmente em anos anteriores a presença de veículo dentro do percurso tem prejudicado a segurança da festa, por isso decidimos proibir” esclareceu.
Alguns blocos utilizam carros e até motocicletas para distribuir aos participantes do bloco bebidas e alimentação durante o trajeto. A decisão foi acatada por todos os coordenadores, que passarão a utilizar outros meios, a exemplo de carrinhos de mão, como forma de manter a qualidade do bloco.
Outro ponto discutido nesta manhã foi o percurso dos blocos. Apresentado pelo superintendente da SMTT, José Carlos Santos, o percurso do desfile foi alterado para manter a segurança aos brincantes.
Antes os blocos finalizavam seus desfiles na Praça da Matriz, onde se concentra a festa, com a mudança os blocos circulam a praça e seguem com destino a Rua Pereira Lobo.
O superintendente explica que essa mudança favorece não somente a melhoria da qualidade da festa, mas principalmente fortalece a segurança, pois com essa circulação dos blocos fica mais fácil atender possíveis ocorrências.

Texto e foto: Grazziele Santos