27 julho 2012

REINAUGURAÇÃO DA ESCOLA CLÁUDIO MEIRELES MOBILIZA COMUNIDADE DO POVOADO COLÔNIA MIRANDA

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, reinaugurou a Escola de Educação Infantil Cláudio Meireles, localizada no Povoado Colônia Miranda, onde são atendidas 120 crianças com idades entre 3 e 6 anos.

A solenidade teve início com o descerramento da fita feito pelo prefeito municipal, Alex Rocha; em companhia da secretária da Educação, Daniela Melo e da familia do homenageado, o senhor Cláudio Meireles, que dá nome à unidade. Em seguida, o descerramento da placa de reinauguração e na sequência, a bênção feita pelo Padre Flávio Eduardo Silva, da Paroquia Menino Deus, em cada compartimento.

Com uma fala breve, o prefeito se pronunciou. “Essa é a primeira administração que realiza uma verdadeira reforma nesta escola, além da pintura, atendendo também à solicitação do pároco da comunidade que interveio pela obra junto à nossa gestão”, disse.

Professor há 30 anos, o professor José Lourival Izidórioé testemunha dessa melhoria. “não tem nem comparação da escola como está e como era antigamente, quando enchia de água e não tínhamos como trabalhar. Essa reforma levantou o astral e a autoestima da comunidade e dos pais das crianças”, falou o docente.

Fundada em 1966, com o nome do padroeiro da comunidade, posteriormente recebeu o nome do doador do terreno onde está localizada, sendo chamada EMEI Cláudio Meireles, com educação infantil até o 1º ano fundamental.

A administração atual realizou uma verdadeira reforma, onde a estrutura da escola foi contemplada com salas, banheiros com acessibilidade e áreas de lazer.

A diretora da unidade, Ângela dos Santos Silveira, satisfeita, informou como ficou a escola. “Foi construída mais uma sala de aula, num total de três; dois banheiros adaptados, totalizando
 cinco; sala para secretaria e direção, que nunca existiu; e uma área de ventilação, onde será feita a recreação das crianças”, disse.


A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama, Carolina Pereira; secretária da educação, Daniela Melo; secretário Adjunto da Educação, Pablo Pereira de Carvalho; secretário de Assuntos Parlamentares, Horácio Souza Lima; Procuradoria Geral

 do Município; secretário do Grande Rosa Elze; presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho do Correio, por funcionários da Inclusão, Informática, Educação, Planejamento e Orçamento,

Finanças, Saúde, Cultura, Agricultura, SMTT, Auditoria Fiscal, e a comunidade em geral.


Meireles – Cláudio Meireles de Oliveira nasceu em 8 de Julho de 1923 e faleceu em 30 de Maio de 1981. Foi policial civil e proprietário de uma fábrica de fogos. A familia do doador do terreno da escola se fez presente através de seus irmãos Maria Luísa Meireles de Oliveira; José Meireles de Oliveira Filho; Gervásio Meireles de Oliveira; pela cunhada Maria Correia Meireles, além de filhos, que se deslocaram de outros municípios para prestigiar a solenidade, tornando a conquista ainda mais especial.



Texto e Fotos: Yara Santos