17 julho 2012

SAÚDE: SEMANA DO DIABÉTICO É ABERTA COM SUCESSO DE PÚBLICO

Na manhã desta terça-feira, 17, a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão realizou a primeira atividade voltada para a Semana do Diabético, contemplando a comunidade da Região do Grande Rosa Elze, na Unidade de Saúde da Família Figuerôa, localizada no Conjunto Eduardo Gomes.

Profissionais da Enfermagem, Médicos, a Coordenadora Municipal do Programa Saúde da Mulher, a enfermeira Michelle Sally; e a nutricionista, Renata Tenório, além de agentes de Saúde e auxiliares atenderam mais centenas de pessoas de diversas idades, que aproveitaram para aferir glicemia, pressão, peso e assistir à palestra sobre o Diabetes.

Em jejum, os presentes, muitos já diabéticos tomaram um lanche matinal equilibrado para manter as energias e assistiram à apresentação da nutricionista, com quem esclareceram bastante dúvidas.

“O diabetes não tem cura, mas pode ser controlado. A doença trata-se da alta taxa de açúcar no sangue, uma deficiência na produção de insulina, responsável por levar o açúcar presente na corrente sanguinea para dentro da célula, como se fosse um caminhãozinho e por algum problema no pâncreas, o açúcar passa a se acumular não sangue,tornando a pessoa diabética”, explicou a nutricionista.

Durante a sua palestra, Tenório classificou três tipos de diabetes, sendo o 1, em jovens; o 2, após os 40 anos; e o gestacional, desenvolvido durante a gravidez, o qual poderá ou não continuar. Segundo a sua explicação, quem tem o açúcar elevado tem muita fome, muita sede, ganha ou perde peso rapidamente,urina bastante e tem problemas de circulação. “Para se obetr o resultado sobre o diabetes, é indicado o exame médico e não a degustação da urina, como algumas pessoas chegam a pensar”, disse.

A doença não tem cura, mas tem controle, porém os fatores de risco como a herança genética, o execesso de peso, a vida sedentaria e a idade acima dos 40, pedem mais atenção, por isso são indicados os exames periódicos.

Independente de ser diabético, a dieta do ser humano deve ser composta de refeições a cada 3 horas, boa mastigação e cuidado com os alimentos que viram açúcar no organismo. A nutricionista chamou a atenção para o azeite, que é saudável, mas se frito torna-se gordura ruim. “Os diabéticos devem comer comidas diets ou de 0 de açúcar sendo o adoçante mais recomendado aquele feito de uma planta chamada stevia”, esclareceu a profissional.

Em suas dicas, recomendou o cuscuz de arroz, mas se houver um controle da glicemia e uma predileção ao de milho, prepará-lo com aveia na massa, pois este componente impedirá a absorção de açúcar e lipídios pelo organismo. Restringiu a uva, manga e o abacaxi, além da batata e beterraba, que são compostas por bastante açúcar.

Seu Ataíde Santos, no auge de seus 76 anos, pai de 13 filhos, viúvo e já casou de novo, tem em sua nova companheira, dona Maria Augusta do Nascimento Santos, 61 anos, a sua fiscal, alguém que busca fazê-lo seguir a dieta recomendada pelo médico, desde que descobriu-se diabético há 6 anos. “Ela é a minha fofinha e sabe até quantas bananas em como, pois eu gosto bastante de banana, mas a nutricionista disse que só devemos comer uma por vez. Gosto de ver a mesa farta, mas sigo a dieta e só como o que é recomendado”, disse Seu Ataíde numa verdadeira declaração de amor à esposa que chama-lhe a atenção quando sai da dieta.

A programação da Semana do diabético terá seguimento com a capacitação dos profissionais na próxima quinta-feira, 19, na mesma Unidade de Saúde, apartir das 10h.



Texto e Foto: Yara Santos