17 julho 2012

CREAS PROMOVE GRUPO DE FAMÍLIA


Contribuir para o fortalecimento dos laços familiares. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) promove mensalmente o grupo de família, onde dezenas de mães e pais trocam experiências e aprendem a lidar com as dificuldades familiares do dia-a-dia.
Reunidos sempre na primeira quinta-feira do mês, o grupo orientado pela assistente social, Gilzanira Bastos e pela psicóloga, Ingrid Mary recebe além do apoio psicossocial, dicas de como manter sua família unida, bem como participam de palestras e discutem temas sugeridos pelos próprios participantes.
De acordo com assistente social, Gilzanira Bastos, o grupo de família não se limita a um espaço de convivência e troca de experiência, mas sim um lugar de educação, e principalmente de crescimento individual.  “Aqui mães e pais esquecem um pouco as turbulências vivenciadas e passam a cuidar um pouco de si, se olham e passam a enfrentar o mundo de outra forma” explica.  
Como forma de facilitar a comunicação entre os participantes, as técnicas optaram em formar um grande círculo.  Motivadas a expor suas angústias, sonhos e metas o primeiro encontro, que inicialmente seria marcado pela timidez aos poucos deu lugar a emoção.  Para a mãe M.S.R  colocar para fora o que sentia fez com que ela tirasse um peso da consciência. “Não sou de muita conversa, nem mesmo em casa, aqui estou tendo a oportunidade de falar o que sinto sem ter que escutar uma possível reprovação” desabafou.
De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Angélica Costa, o grupo formado pelas mães e responsáveis dos assistidos tem como intuito também resgatar a auto estima desses pais, que por algum motivo se sentem desmotivados não somente em viver, mas em cuidar de si enquanto mulher e homem. “A ideia é fazer com que os pais montem o cronograma de atividades junto conosco, são eles que dizem os temas que querem abordar. Aqui nossa função é orientar e ajudar da melhor forma” explica.
Entre os temas sugeridos, beleza e espiritualidade foram os mais apontados. O grupo retorna na primeira semana de agosto.

Texto: Grazziele Santos