25 julho 2012

CRIANÇAS DO CREAS CONHECEM MUSEUS DE SÃO CRISTÓVÃO


Na manhã desta quarta-feira, 25, cerca de 20 crianças assistidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAIEF), conheceram junto com a equipe técnica alguns dos muitos patrimônios sancristovenses. Os locais escolhidos para visitação foram os museus de Arte Sacra e o Museu Histórico de Sergipe. A primeira parada foi o museu de arte sacra onde os pequenos puderam conhecer um pouco da história religiosa dos séculos XVII e do início do século XX.
Apesar da pouca idade, os pequenos ficaram maravilhados com tudo o que viam e ouviam sobre o museu. Para a educadora social, Mirella Monteiro, a ação que faz parte do planejamento de atividades desenvolvidas pelo Centro de Referencia e de Assistência Social (Creas) tem por intuito motivar a prática da cultura local.
“Nosso papel é proteger os pequenos, mas também incentivá-los a conhecer nossa cultura. Essa é a primeira vez que as crianças visitam pontos turísticos em nossa cidade e apesar de morarem aqui, essa é uma oportunidade única para muitos deles” disse a educadora.
Após a visita ao Museu de Arte Sacra os pequenos seguiram para o MHS, no trajeto puderam observar o lindíssimo conjunto arquitetônico que inclui a Praça São Francisco, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Chegando ao Museu o grupo foi dividido em dois. Guiados pelas estagiárias, as crianças conheceram as instalações, incluindo o pátio dos canhões e a exposição de moedas e cédulas do Brasil. Ao final da visita os pequenos saborearam um delicioso lanche servido na unidade.



Texto e foto: Grazziele Santos