19 julho 2012

ADOLESCENTES DO PROJOVEM SÃO SELECIONADOS PARA INTEGRAR PROJETO BARCOS DO BRASIL


Como forma de comemorar mais uma conquista dos alunos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens (Projovem Adolescente), a coordenação junto com os demais colegas prepararam na tarde de ontem, 18, uma festa de despedida para os três jovens selecionados para estudar no estado de Santa Catarina através do projeto Barcos do Brasil.
Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto Barcos do Brasil visa à preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras. O Brasil tem uma das maiores diversidade de embarcações do planeta. São 200 tipos diferentes de jangadas, canoas e barcos, construídos com técnicas antigas de várias origens, acumuladas ao longo do tempo e trazidas ao país pelos povos que aqui se estabeleceram para formar a população brasileira.
Segundo a responsável pelo projeto em Sergipe, Kleckstane Farias este importante segmento, ainda pouco conhecido, é um dos mais ameaçados do nosso patrimônio cultural. Para preservá-lo, o governo criou há quatro anos o projeto Barcos do Brasil, que reúne oito ministérios e tem o apoio da Unesco.
“Em Sergipe identificamos dois locais que ainda fabricam e utilizam barcos bem peculiares: São Cristóvão e Brejo Grande. Diante desse fato decidimos então inscrever alguns alunos do Projovem e demais interessados a vaga. Tivemos sorte e São Cristóvão conquistou três das cinco vagas destinadas ao estado” falou.
O critério de seleção foi rigoroso, cada localidade teria direito apenas uma vaga sendo que os interessados deveriam enviar seus currículos para serem avaliados e neste deveriam comprovar aptidão e algum manejo com a fabricação de barcos ou mesmo marcenaria.
“Nós desenvolvemos muitas oficinas, entre elas a de carpintaria, acredito que a execução da oficina associada ao empenho de cada aluno resultou nesse excelente resultado. Hoje eles estão mostrando não somente ao nosso município, mas para todo o país o quanto rentável e interessante é participar do Projovem” falou a coordenadora Alexandra Nascimento.
Inspirado em alguns familiares que desenvolvem a atividade pesqueira, o  jovem Ubiratan Costa não vê a hora de viajar e começar os estudos . Para ele a oportunidade de viajar para fora do estado é a chance de mudar sua história de vida e mostrar para todos que ele é capaz. “Vou me dedicar muito aos estudos e quando eu voltar para São Cristóvão tenho certeza que tudo será bem diferente” falou.
Emocionado com a mudança que está ocorrendo na vida do seu filho, José Anísio, disse que sempre sonhou vê o filho estudando e seguindo uma carreira, mas nunca pensou que ele teria uma chance como está. “Eu trabalho fabricando barcos e desde pequeno meus filhos me viam pescar para sobreviver, nunca imaginei que minha simples profissão pudesse influenciar o talento do meu filho, estou hoje mais que orgulhoso, estou realizado” completou.
Os jovens seguem amanhã para o estado de Santa Catarina, onde durante o período de três meses aprenderão técnicas de fabricação, manuseio e preservação de barcos, jangadas e canoas que simbolizam nosso patrimônio. As aulas serão ministradas no Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC).




Texto e foto: Grazziele Santos