27 novembro 2009

INCLUSÃO SOCIAL ENCERRA CURSO DE PANETONE

Guirlanda, árvore, presépio e pisca-pisca são itens que não podem faltar na ornamentação natalina. Considerada a festa mais importante do cristianismo, junto com a Páscoa e o Pentecostes, o natal celebra o nascimento do menino Jesus Cristo. A proximidade dos festejos natalinos aguça nossa mente, nosso coração e principalmente o paladar.

Pensando em gerar renda e capacitar mães que estão inseridas no programa do Governo Federal, o Bolsa Família, que a Secretaria da Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) encerrou na manhã de hoje, 27, o curso de fabricação de Panetones.

“Nosso intuito foi ensinar uma técnica bem fácil, onde a própria aluna pode diversificar o recheio, tornando seu produto diferenciado no mercado” explica Nilzelina Pereira, instrutora do curso. Além da confecção desta delicia natalina, as alunas aprenderam a fazer embalagens diferenciadas, dando assim um toque especial ao produto.

O curso faz parte do programa de inclusão produtiva, realizado pelo CRAS em parceria com o Governo Federal. Segundo a Secretária da Inclusão, Carolina Oliveira, o objetivo do programa é capacitar as mulheres sancristovenses para que assim elas possam ser mais independentes. “A idéia é fazer com que essas pessoas gerem renda a sua família, tornando-se auto suficientes para sustentar seu lar sem precisar mais do auxílio fornecido pelo governo” falou Carolina.

Ao todo cerca de 25 mães participaram do curso que teve duração de uma semana. Panetone com sorvete, frutas cristalizadas e chocolate foram apenas algumas das diversas receitas ensinadas pela professora. Maria Anunciada mostrou-se uma aluna aplicada e disse que irá utilizar as dicas para presentear amigos e familiares. “Além de ganhar um dinheirinho extra com o curso, vou aproveitar a técnica para presentear pessoas que eu amo nesse natal”.

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, que possui origem milanesa, do norte da Itália. De acordo com a professora o pão doce de natal, como também é conhecido, pode ser apreciado em qualquer situação. “O panetone é um prato típico do natal, mas não significa que a gente só possa comer nesse período. Ele é bem vindo em um delicioso lanche da tarde, café da manhã e até mesmo como sobremesa a depender do recheio” falou.

Foto e texto: Grazziele Santos