09 novembro 2009

JOVENS SANCRISTOVENSES CONCLUEM PROJOVEM TRABALHADOR




Cerca de 100 jovens sancristovenses com idade entre 18 e 29 anos receberam na manhã de ontem, 09, o certificado de conclusão do curso de qualificação profissional oferecido através do programa Projovem Trabalhador.

Criado pelo Governo Federal objetivando preparar o jovem para o mercado de trabalho, o Projovem Trabalhador foi realizado em São Cristóvão por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), com suporte do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) em parceria com a Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social.

Para o prefeito Alex Rocha a solenidade marca o início do desenvolvimento da cidade, já que grande parte da população pertence a essa faixa etária. “As empresas que estão instaladas ou tem interesse em implantar seu negócio em nosso município não precisarão mais buscar mão-de-obra fora daqui, pois nossos jovens estão aptos para desenvolver qualquer função ligada ao que eles estudaram” explica.

Alex Rocha disse ainda que em conversa com o Ministro Carlos Lupi solicitou um número maior de vagas para o município, para que assim todos os jovens tenham a mesma oportunidade. As aulas do programa foram realizadas em duas unidades escolares, Armindo Guaraná, localizado no bairro Rosa Elze e na Escola Estadual Elísio Carmelo, sede do município, onde puderam aprender e aprimorar seus conhecimentos em quatro áreas diferentes - Administração, Turismo e Hospitalidade, Construção e Reparo e Arte e Cultura.

Durante seis meses todos os jovens matriculados no programa receberam bolsa-auxílio, fardamento, material didático e transporte. Segundo Maria Rita, diretora do Elísio Carmelo o Projovem Trabalhador equipara-se a um fato histórico na cidade, pois há tempos não era executado um programa com tamanha importância. “Agora nossos jovens já podem enfrentar o mercado de trabalho sem medo” reforça a diretora.

Emocionados os formando agradeceram a todos que incentivaram a promoção desse programa, em especial a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por não medir esforços ao realizar esse sonho. “Somos jovens sim, mas capazes e inteligentes a ponto de contribuirmos para o desenvolvimento do nosso município” falou o formando, David Alan.

O próximo passo segundo o Secretário de Estado do Trabalho, José Macedo Sobral, é contatar empresas localizadas na grande Aracaju, devido a proximidade entre os município, para apresentar os jovens formando e a partir daí encaminha-loa ao mercado de trabalho.

Foto e Texto: Grazziele Santos