05 novembro 2009

ALUNOS DO PETI APRENDEM TÉCNICAS DE MARCHETARIA



Folha em branco na mesa, lápis na mão e compasso bem posicionado. Esse é apenas o princípio da realização de uma técnica milenar, que necessita de bastante habilidade e raciocínio matemático para ser executada. Pensando em promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes, que a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) está realizando oficinas de marchetaria e pirografia.

A marchetaria é um trabalho em madeira que consiste em incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, metal e de outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados. Uma das peças mais conhecidas é o tabuleiro de dama, xadrez ou até mesmo caixas de presentes.

Coordenada pelo mestre Lucivaldo Dorea, a oficina pode ser considerada uma das mais disputadas pelos alunos. Há cerca de 30 anos desenvolvendo trabalhos em marchetaria Lucivaldo explica que a atividade pode auxiliar na futura geração de renda do próprio aluno.

“Essa técnica abrange outras áreas bem como, a marcenaria, o torneamento de madeiras e a própria matemática. Já que todo o trabalho é baseado em cálculos matemáticos” explica. As aulas tem um limite máximo de 10 alunos apenas, pois devido ao uso de materiais cortantes, a exemplo de estilete e demais lâminas, não há condição de monitorar um grupo maior.

Para participar da oficina o aluno deve está matriculado no Peti e ter noção de escrita e matemática. As aulas acontecem duas vezes por semana em cada unidade do programa. Além das oficinas os pequenos recebem acompanhamento pedagógico e alimentação balanceada.
Fonte: Ascom/SC
Foto e texto: Grazziele Santos