14 novembro 2009

MUSEU DE SERGIPE REABRE AS PORTAS PARA VISITAÇÃO


Após dois anos fechado para restauração o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura reabriu na tarde de hoje, o Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado na Praça São Francisco, a qual concorre ao titulo de Patrimônio Universal pela UNESCO, em São Cristóvão. O museu que completa seu cinqüentenário em março de 2010 é considerado um dos mais importantes patrimônios históricos de Sergipe não somente por ser um dos mais antigos, mas por manter vivo até hoje parte da história do nosso povo.

A sede, que já funcionou como Palácio da Província de Sergipe, hospital, cadeia, exatoria e escola ganhou hoje uma nova face. De acordo com Thiago Fragata, diretor da instituição, o museu ganhou duas salas de exposição, as quais foram batizadas com nomes da historiadora e museóloga, Maria Thétis Nunes, falecida no último dia 25 de outubro e do artista Horácio Hora. “Além de um auditório com capacidade para 30 pessoas e salas destinadas à religiosidade, composições de ambientes, telas e republica” completa o diretor.

Com um acervo equivalente a cerca de 4 mil peças, que variam entre artes plásticas, mobiliário, numismática e medalhística, porcelana, documentos, armaria o MHS tem como propósito propagar e preservar o passado histórico, artístico e cultural de Sergipe introduzindo a comunidade em suas diversas atividades.
“Nosso intuito é fazer com que o museu seja muito mais do que um espaço para visitação e apreciação. Queremos fazer daqui um espaço para práticas de ação educativas patrimonial e ambiental junto a comunidade”. Completa Fragata.

Para a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a reabertura desse equipamento cultural é de tamanha importância para o estado. Eloísa fala ainda que se foi o tempo onde museu era local de coisas velhas. “O museu é um espaço cultural que influência a formação cidadã” explica.

O MHS assim como o Museu de Arte Sacra, também localizado na Praça São Francisco, e demais igrejas, com exceção da Igreja Matriz que está em fase de restauração, abrirão para visitação de terça a domingo das 10h às 16h. Para o Prefeito Alex Rocha apenas a comunidade tem a ganhar com isso, pois a partir de agora moradores, turistas e visitantes de diversas partes do mundo poderão ver e levar na memória um pouco da nossa história.

Ao final do evento o Prefeito Alex Rocha presenteou os representantes do Fórum de Secretários de Estado da Cultura com uma belíssima cesta de doces típicos do município. Participaram da solenidade o Governador em Exercício, Belivaldo Chagas, os deputados estaduais Francisco Gualberto, Ana Lúcia e Wanderlê Correia, o deputado federal Iran Barbosa, o vice-prefeito de São Cristóvão, Cláudio Sanclau, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo dos Correios, dentre outros parlamentares, autoridades, secretários de Estado e secretários municipais.

Foto e texto: Grazziele Santos