08 novembro 2009

CACETEIRAS DE RINDÚ É DESTAQUE NO 2º FÓRUM ESPN



Bumbos, ganzá, caixa e cuíca. Foi ao som de todos esses instrumentos que as Caceteiras de Rindú deram as boas vindas aos participantes do 2º Fórum Caravana ESPN do Esporte e da Música, realizado na última sexta-feira, 06, no Starfish Resort Ilha de Santa Luzia, em Barra dos Coqueiros.



Oriundos da quarta cidade mais antiga do país o grupo folclórico formado por 33 componentes, sendo seis crianças, encantou todos os presentes não somente por suas músicas animadas e por seu samba enraizado, mas também pela beleza de suas vestes e adereços coloridos.
Professora da Caravana da Música, Heloísa Leone, ficou embevecida ao ver a apresentação das caceteiras.


“Não há computador ou estrangeirismo nesse mundo que substitua a maravilha de uma dança e um canto folclórico. Me sinto maravilhada por tamanha beleza reunida em um só grupo” falou emocionada
A origem do nome Caceteira lembra o processo artesanal da sova do couro dos instrumentos e o próprio batuque a base de cacetes. Durante 45 minutos de apresentação participantes e turistas puderam apreciar o que o mestre Rindú chama de “samba dançado”. “Eu puxo o canto, faço reverência e os brincantes respondem tudo ao som da cuíca, caixa e bumbos” explica o mestre.

O grupo Caceteiras é o único no estado de Sergipe, sua dança é passada de geração a geração. Incentivado pela mãe, Maria de Lourdes, o pequeno Werlley de apenas nove anos aprende todos os passos e cantos.

Para Maria de Lourdes, a importância de transmitir ao filho tudo que aprendeu com seus antepassados, garantirá as novas gerações de sua família momentos de felicidade iguais aos que ela vive quando brinca nas caceteiras.

Muitos participantes são provenientes de outros grupos folclóricos como o samba-de-coco, dança portuguesa e o próprio reisado. Um exemplo disso é Dona Maria Acácia brincante há cerca de 50 anos. “A dança para gente é uma brincadeira, uma brincadeira sadia que vai além da diversão” diz Maria Acácia que não vê a hora de uma nova apresentação.

Maravilhados os presentes não perderam tempo e caíram na dança assim que o mestre convidou. O goiano de Formosa, Renato Machado, não dispensou o convite e caiu na roda do samba.
Segundo Machado, em sua terra natal há diversas manifestações, como a catira, ritmo musical marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos, mas a Caceteira transmite algo mágico que chega ser inexplicável. “Não tenho palavras para definir a beleza desse grupo” completa.




Foto e texto: Grazziele Santos