23 novembro 2009

PREFEITURA PROMOVE "NOITE DA CONSCIÊNCIA NEGRA"


“O negro é uma resistência, na verdade ele é a própria resistência”. Frases como essa marcou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no município de São Cristóvão. Em comemoração a essa data a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura, do Turismo, da Juventude e do Lazer realizou no último sábado, 21, a “Noite da Consciência Negra”, na Praça da Bíblia, sede do município.


Artistas, músicos, artesãos, folcloristas, pintores e demais membros da comunidade reuniram-se na concha acústica da praça para expressar e avaliar as vitórias conquistadas. De acordo com a secretária da Cultura, Aglaé Fontes, este dia é um marco para todos nós, já que somos provenientes de uma população mestiça.

“Comemoramos hoje não somente a vitória do negro, mas a vitória de todos nós. Nós que vivemos, comemos e praticamos os costumes africanos diariamente comemoramos esse dia como uma vitória mútua”.Para contemplar a beleza do local uma pequena feira com artesanatos e comidas típicas foi montada ao redor da concha.

Quem compareceu ao evento pôde admirar não somente a beleza dos grupos folclóricos Samba de Coco e Caceteiras de Rindu, mas também a encenação de artistas da terra, bem como a batida forte da percussão do grupo Cultura na Senzala.
O jornalista César Machado ficou encantado com as apresentações e a estrutura disponibilizada no evento. “Achei excelente a iniciativa da prefeitura, pois além de refletirmos sobre a importância desse dia somos agraciados com a imensa variedade da cultura local” falou. O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.


Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).


Foto e texto: Grazziele Santos