17 novembro 2009

GOVERNO LANÇA PROJETO “PRESERVANDO NASCENTES” EM SÃO CRISTÓVÃO


O Governador em exercício, Belivaldo Chagas lançou na manhã de hoje, 17, na barragem do Rio Poxim, localizado no Povoado Timbó em São Cristóvão o projeto ambiental ‘Preservando Nascentes’. Criado pelo Governo do Estado por meio Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) visa recuperar a vegetação das nascentes e matas ciliares das sub-bacias hidrográficas dos rios Poxim, Cajueiros dos Veados e Siriri-Vivo.

Avaliado em cerca de 2 milhões de reais o projeto será implementado por subprojetos paralelos, bem como a recuperação de 18 nascentes e cursos d´água da Bacia Hidrográfica do Rio Poxim e recuperação da vegetação ciliar da nascente principal até a barragem; recuperação da vegetação ciliar do Riacho Cajueiro dos Veados, no município de Malhador; e recuperação de nascentes e cursos d´água da Bacia Hidrográfica do Rio Siriri–Vivo, no município de Nossa Senhora das Dores.

De acordo com o Prefeito Alex Rocha as obras e projetos executados no município beneficiarão não somente ao meio ambiente, o qual infelizmente anda sendo degradado a todo instante, mas também a própria comunidade que começa a viver um novo momento. “Nosso município é rico de patrimônios históricos e ambientais. A execução do projeto será um grande incentivo ao turismo ecológico em nossa cidade” explica .

Além do lançamento do projeto ‘Preservando Nascentes’ o governo lançou ainda a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos e do Plano de Bacias Hidrográficas dos Rios Japaratuba, Piauí e Sergipe, ambos orçados aproximadamente em quase 2 milhões de reais.


Foto e texto: Grazziele Santos