04 dezembro 2009

DIREITO DAS MULHERES É DEBATIDO EM PALESTRA

Mostrar a comunidade a importância do Creas em São Cristóvão. Esse foi o tema da palestra promovida pela Secretaria do Planejamento e do Orçamento, por meio da diretoria de Políticas Públicas para Mulheres na manhã de hoje, 04, no auditório do Colégio Elísio Carmelo, sede do município.

Dezenas de estudantes e membros da comunidade puderam esclarecer e tirar dúvidas com as profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O cumprimento da lei Maria da Penha foi um dos assuntos mais debatidos pela população.

A palestra faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que acontece em todo o país desde 1991, ano em que foi criada. De acordo com a diretora de Política para Mulheres, Ivonete Barreto, a intenção do evento não se resume a conscientização da mulher sobre seus direitos, mas sim de toda a população.

“Queremos que os homens, principais agressores, tenham consciência do erro que cometem. Assim acabaremos de vez com a violência em nosso município” completa.
Além dos direitos das mulheres foi explanado os serviços ofertados, bem como os trabalho desenvolvidos pela instituição no decorrer do ano, a exemplo de campanhas como o abuso sexual infantil e a violação dos direitos das mulheres.

De acordo com a advogada do Creas, Ana Cristina Sarmento, as atividades em conjunto com a comunidade ajudam a combater todo o tipo de violência. É necessário que a população saiba quais são seus direitos, assim poderá se defender. “Nosso intuito é esclarecer para prevenir” explica a advogada.

Atualmente, a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres está contemplada no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2007) e no Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2008), coordenados pela SPM/PR e implementados em 24 Estados da Federação. São ações que envolvem quatorze ministérios numa perspectiva de transversalidade da Política Nacional para Equidade de Gênero.

Texto e foto: Grazziele Santos