28 dezembro 2009

SECRETARIA DE CULTURA ENCERRA CURSO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

“Agora consigo interagir com o turista com mais segurança”. Essas são as palavras do jovem Murilo Rodrigues, morador de São Cristóvão e estagiário do Museu Histórico de Sergipe (MSH). Ele faz parte da turma formada por 25 jovens sancristovenses que receberam o certificado de conclusão do curso em Excelência ao Atendimento ao Turista encerrado na última quarta-feira, 23, no MHS.

Promovido pela Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) o curso tem por objetivo proporcionar ao visitante um atendimento digno oferecendo um serviço de qualidade. Durante dez dias estudantes, funcionários públicos e demais profissionais que já trabalham com o turismo trocaram experiências e aprenderam técnicas para aperfeiçoar cada vez mais a atendimento ao visitante que aporta na quarta cidade mais antiga do país.

Surpresa a Secretária da Cultura, Aglaé Fontes, falou que está realizada com a conclusão do curso, já que o mesmo começou com apenas doze alunos e terminou com 25. “O normal é termos evasão no final do curso, mas aqui foi ao contrário. A secretária completou ainda que o interesse dos jovens irá fortalecer o compromisso de zelar pela história da cidade.

Sob o comando do turismólogo e professor do Senac, Paulo César, a turma pôde aprender não somente serviços ligados ao turismo, mas também aprofundar seu conhecimento sobre a historicidade do Estado. “O objetivo é formar o aluno como um multiplicador de conhecimento. Para isso é necessário que ele saiba a história do seu município e do estado, isso fará com que ele passe as informações corretas ao turista, oferecendo um serviço de alta qualidade” explica Paulo.

São Cristóvão foi o primeiro município a formar uma turma através do projeto ‘Sergipe de Braços Abertos’, realizado pela Emsetur em parceria com o Senac e demais prefeituras. Para 2010 a diretora de turismo, Silene Lazarito informa que a secretaria já está em negociação com a Emsetur para trazer novos cursos à comunidade. “Nós queremos realizar aqui o maior número de cursos possíveis, todos ligados a área de turismo” explica

Texto e Foto: Grazziele Santos