01 setembro 2010

Prefeitura de São Cristóvão faz parceria com a CARE

Preocupada com a destinação correta do lixo produzido pela população e a conseqüente preservação do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria de Infraestrutura, anuncia parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE). A reunião foi realizada no salão da Igreja São Francisco, onde estiveram reunidos secretários e diversos representantes de órgãos do município, interessados em conhecer oi procedimento da reciclagem.
A medida revela a preocupação do órgão municipal com a dispensa do lixo em São Cristóvão, por isso, inicialmente, será implantada a coleta seletiva com a possibilidade de ser instalado um núcleo da CARE na cidade. Segundo a instrução das agentes da cooperativa, a população deve separar o lixo orgânico do inorgânico. A separação mais avançada requer a distinção do lixo seco (vidro, metal, papel) do lixo úmido (resto de cozinha e banheiro). Segundo o secretário de Finanças, Paulo Roberto, a ideia de firmar parceria com a Care ficou mais evidente após uma reflexão provocada por uma conversa sobre preservação do meio ambiente.
“Quando questionado sobre preservação, respondi que fazia a minha parte, mas perguntaram o que eu fazia com o óleo que utilizo para fritar ovos no café da manhã, respondi que jogava no ralo da pia da cozinha e fui informado que é esse óleo que polui a natureza, destruindo os recursos hídricos, como rios e manguezais, pois é jogado sem tratamento algum”, informou.


O vice-prefeito do município, Cláudio do Sanclaus, esteve presente na reunião e contribuiu com o seu conhecimento sobre empresas que reciclam o lixo. “A empresa Vale do Rio Doce e a Petrobrás separam todos os resíduos e a segunda gera energia através do lixo orgânico. Façamos uma parceria entre a prefeitura e essas empresas, no sentido assegurar que tudo seja aproveitado e corretamente destinado”, disse o vice-prefeito.

Representando a CARE, a senhora Socorro Soares dos Santos, desenvolve esse trabalho de reciclagem há 4 anos, deixou claro que separando o lixo orgânico do restante, desde o papel de bala até a casca da banana receberão o destino correto. “A Care tem parceria com o Ministério Público, Infraero, Unit, Cosil, Petrobras, GBarbosa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Se o povo tivesse mais sensibilidade, não haveria problema, mas do contrário medidas como a substituição de bolsas plásticas por sacolões são necessárias. Ainda vai chegar o tempo em que entraremos nos ônibus para conscientizar as pessoas sobre o destino correto do lixo e a necessidade de preservação da natureza”, desabafou a Socorro.

O Coordenador da Vigilância da Saúde Ambiental, Cleodon Teodósio, falou dos três R (Reciclar, Reutilizar e Redução de Consumo). “É necessário repensar as atitudes. A lixeira de São Cristóvão está irregular, mas em breve o aterro sanitário deve ser providenciado. O convênio com a Care deve iniciar de imediato a coleta seletiva e as demais medidas devem ter continuidade”, disse o coordenador.

De acordo com Ellen Kelme Pereira da Silva, 19, que conheceu o trabalho da Care através do seu setor da empresa GBarbosa, para que o caminhão de coleta da capital viesse até o município, seria necessário mais de uma tonelada e meia de lixo, pois do contrário não seria viável que o transporte viesse buscar sacolas, por isso a importância da parceria da Prefeitura Municipal e a possibilidade da instalação de um núcleo em São Cristóvão.
O sancristovense interessado em mobilizar as pessoas de sua comunidade e praticar a coleta seletiva, ou mesmo obter mais informações a respeito, pode ligar para o Disque Coleta 3243-1581 ou para o telefone 9138-5905 e falar com a senhora Socorro Soares dos Santos, a representante da CARE.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos