08 setembro 2010

Escolas de São Cristóvão participam de Desfile Cívico no 7 de setembro



Para comemorar o 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, as escolas do município de São Cristóvão, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação, desfilaram pelas ruas da quarta cidade mais antiga do país, puxadas por bandas marciais, apresentando temáticas atuais, a exemplo da preservação do meio ambiente, a conquista do título de patrimônio da humanidade,pela Praça São Francisco, além da homenagem a personalidades que trabalharam em prol do desenvolvimento do município.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Alex Rocha; primeira-dama, Carolina Oliveira; vice-prefeito, Cláudio do Sanclau; secretário-Chefe de Gabinete, Valdione Sá; demais secretários; superintendente municipal de transporte e trânsito, Juninho; secretária do Gabinete, Telma Pureza; vereadores, sem citar as lideranças políticas que lotaram o palanque oficial, montado na Praça Getúlio Vargas, a Praça da Matriz, na tarde da terça-feira, 7 de setembro.

A Praça da Matriz esteve repleta de familiares, que esperavam pacientemente pelas escolas e seus respectivos parentes. As bolas e algodões doces comercializados pelos ambulantes deram um colorido todo especial ao evento, onde os ambulantes também puderam faturar uma renda extra.

Marcado para ter início às 14h, a programação foi aberta com a apresentação da Lira Sancristovense, emocionando a todos os presentes com um repertório desafiador. Em seguida, já apontavam na avenida, as crianças do PETI-Programa de Er5radicação do Trabalho Infantil, que apresentaram a temática “De ex-capital, a Patrimônio da humanidade”. Distribuídos em batalhões empossados de flâmulas, bandeiras, marchetaria e quadros pintados pelos alunos do PETI durante as oficinas, as crianças marcharam ao som da Banda Marcial 08 de Julho, a qual dentre as músicas executadas, apresentou a composição dos sergipanos Chiko Queiroga e Antônio Rogério, ‘Cheiro da Terra’, emocionando a todos. Em seguida, com o tema “Crescendo com Artes”, o Projovem trouxe para o desfile o artesanato de São Cristóvão, produzido pelos artesãos do município e pelos próprios jovens do programa.

Apresentando a riqueza histórico-cultural do município, a Escolinha Tia Robélia, prestou uma homenagem à Praça São Francisco, que recentemente, recebeu da UNESCO, o título de Patrimônio da Humanidade. A Escola Municipal Adilma Lima, teve o Ensino Infantil, com a placa “São Cristóvão 4ª Cidade mais antiga do Brasil 1590”, puxado pela Banda Vinícius de Moraes.

Algumas escolas desfilaram pela primeira vez, enquanto outras eram esperadas e arrancaram aplausos da população, causando grande emoção nos presentes, a exemplo da Escola Municipal Gina Franco, Escola Elísio Carmelo, e a Escola Gaspar Lourenço, além da Escola Paulo Sarazati, que completou suas Bodas de Ouro, homenageando os ex-alunos, senhores e senhoras de idade, com placas e flores, entregues pelo Prefeito municipal, Alex Rocha, e pelo secretário da Educação, Morgan Prado.

Após o desfile cívico de quase 40 escolas do município e projetos cidadãos, desenvolvidos em São Cristóvão, o 7 de Setembro foi encerrado como Vitória do Santa Maria, cuja banda marcial executou músicas da cantora internacional que tem feito sucesso, Lady Gaga, acompanhada de coreografia, finalizando com a música da cantora baiana, Ivete Sangalo, “Na base do beijo”, o que animou e recuperou o fôlego de todos os presentes.




Texto: Yara Santos


Foto: Grazziele Santos