16 setembro 2010

MÍDIA JOVEM CONTEMPLA JOVENS SANCRISTOVENSES


Lançado na tarde de ontem, 15, no auditório do campus Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, a nova edição do projeto Mídia Jovem. Com o objetivo de instrumentalizar adolescentes e jovens de comunidades sergipanas de baixa renda para o uso responsável das diversas mídias, a segunda edição contemplou 100 jovens das cidades de São Cristóvão, Laranjeiras, Coqueiral e Santa Maria em Aracaju.
Em São Cristóvão o número de inscritos superou as expectativas da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social. O processo de seleção foi realizado em todos os colégios da rede pública que tinham alunos matriculados entre 15 e 24 anos. Realizado pelo Instituto Recriando, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, através do Gabinete da Primeira Dama, do Oi Futuro e parceiros municipais, o programa contemplou 25 adolescentes em cada localidade, que a partir de agora com certeza terão um novo olhar sobre o mundo.
Para a Secretária da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Oliveira, o projeto é uma oportunidade ímpar para os jovens sancristovenses, onde através do estímulo e o contato com as diversas ferramentas midíaticas os adolescentes terão não somente uma oportunidade de ampliar o conhecimento, mas sim um lugar garantido no competitivo mercado de trabalho, tornando-se um cidadão consciente e preparado.
Para abrilhantar a aula inaugural o grupo folclórico de São Cristóvão, Reisado da Baixa da Colina fez uma breve apresentação, arrancando sorrisos e muitos aplausos da jovem platéia. Logo após, os jovens puderam assistir um pequeno vídeo confeccionado por ex-alunos e monitores, este composto por vários depoimentos que elevaram a auto-estima e estimularam o interesses dos novos alunos.
A aula inaugural contou também com a participação da Primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, da Prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, Secretária da Inclusão de São Cristóvão, Carolina Oliveira, do vice-diretor do Campus da UFS em laranjeiras, Gilson Rambele, da Diretora executiva da OI Futuro, Miriam Nunes e demais secretários estaduais.
Os 100 jovens aprenderão conhecimento técnico na área de comunicação através da realização de oficinas de mídia impressa, rádio, fotografia, vídeo e web a fim de que os adolescentes e jovens sejam preparados para elaborar e disseminar mídias alternativas comprometidas com a ética, qualidade da informação e interesse público.

Além de oferecer bagagem teórica e técnica, o Mídia Jovem pretende ainda estimular entre os educandos discussões sobre temas relevantes para a formação da cidadania, de modo que eles se tornem mobilizadores na comunidade em que vivem. Dessa forma, as oficinas funcionarão como espaço para reflexão sobre direitos humanos, comunicação, cultura, meio ambiente, Estatuto da Criança e do Adolescente, prevenção ao uso de drogas, diversidade e cultura de paz, dentre outras temáticas propostas pelos próprios jovens.

Histórico

A primeira edição do projeto aconteceu no período de julho de 2008 a setembro de 2009 e beneficiou 40 jovens do município ribeirinho de Brejo Grande, além de 50 meninos e meninas moradores dos bairros Santa Maria e Coqueiral e 49 da Comunidade de Assistência Socioeducativa São Francisco de Assis (CASE), unidade de aplicação de medidas socioeducativas de semiliberdade da Fundação Renascer.

Educomunicação
Tendo em vista a influência cada vez maior dos meios de comunicação na vida das pessoas, em especial de crianças e adolescentes, surge a preocupação acerca de como os conteúdos transmitidos por esse meio são recebidos e interpretados. Nessa perspectiva, a metodologia da Educomunicação propõe o estímulo à leitura crítica da abordagem da mídia sobre os fatos veiculados pelos meios de comunicação. Além de ensinar aos adolescentes técnicas confecção de produtos midiáticos comprometidos com a informação de qualidade, a proposta pedagógica da Educomunicação tem como foco o estímulo ao protagonismo juvenil e a valorização da comunidade na qual o educando está inserido.
Utilizando os meios de comunicação a serviço da educação, a metodologia tem como objetivo transformar os adolescentes e jovens em produtores e multiplicadores de conhecimento, tornando-se assim, transformadores sociais. Na sala de aula, o uso da Educomunicação pode ocorrer de maneira transversal a todas as disciplinas, como recurso para promover a melhoria do aprendizado e o incentivo a permanência dos alunos com sucesso na sala de aula.


Texto e foto: Grazziele Santos