27 novembro 2009

INCLUSÃO SOCIAL ENCERRA CURSO DE PANETONE

Guirlanda, árvore, presépio e pisca-pisca são itens que não podem faltar na ornamentação natalina. Considerada a festa mais importante do cristianismo, junto com a Páscoa e o Pentecostes, o natal celebra o nascimento do menino Jesus Cristo. A proximidade dos festejos natalinos aguça nossa mente, nosso coração e principalmente o paladar.

Pensando em gerar renda e capacitar mães que estão inseridas no programa do Governo Federal, o Bolsa Família, que a Secretaria da Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) encerrou na manhã de hoje, 27, o curso de fabricação de Panetones.

“Nosso intuito foi ensinar uma técnica bem fácil, onde a própria aluna pode diversificar o recheio, tornando seu produto diferenciado no mercado” explica Nilzelina Pereira, instrutora do curso. Além da confecção desta delicia natalina, as alunas aprenderam a fazer embalagens diferenciadas, dando assim um toque especial ao produto.

O curso faz parte do programa de inclusão produtiva, realizado pelo CRAS em parceria com o Governo Federal. Segundo a Secretária da Inclusão, Carolina Oliveira, o objetivo do programa é capacitar as mulheres sancristovenses para que assim elas possam ser mais independentes. “A idéia é fazer com que essas pessoas gerem renda a sua família, tornando-se auto suficientes para sustentar seu lar sem precisar mais do auxílio fornecido pelo governo” falou Carolina.

Ao todo cerca de 25 mães participaram do curso que teve duração de uma semana. Panetone com sorvete, frutas cristalizadas e chocolate foram apenas algumas das diversas receitas ensinadas pela professora. Maria Anunciada mostrou-se uma aluna aplicada e disse que irá utilizar as dicas para presentear amigos e familiares. “Além de ganhar um dinheirinho extra com o curso, vou aproveitar a técnica para presentear pessoas que eu amo nesse natal”.

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, que possui origem milanesa, do norte da Itália. De acordo com a professora o pão doce de natal, como também é conhecido, pode ser apreciado em qualquer situação. “O panetone é um prato típico do natal, mas não significa que a gente só possa comer nesse período. Ele é bem vindo em um delicioso lanche da tarde, café da manhã e até mesmo como sobremesa a depender do recheio” falou.

Foto e texto: Grazziele Santos

23 novembro 2009

PREFEITURA PROMOVE "NOITE DA CONSCIÊNCIA NEGRA"


“O negro é uma resistência, na verdade ele é a própria resistência”. Frases como essa marcou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no município de São Cristóvão. Em comemoração a essa data a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura, do Turismo, da Juventude e do Lazer realizou no último sábado, 21, a “Noite da Consciência Negra”, na Praça da Bíblia, sede do município.


Artistas, músicos, artesãos, folcloristas, pintores e demais membros da comunidade reuniram-se na concha acústica da praça para expressar e avaliar as vitórias conquistadas. De acordo com a secretária da Cultura, Aglaé Fontes, este dia é um marco para todos nós, já que somos provenientes de uma população mestiça.

“Comemoramos hoje não somente a vitória do negro, mas a vitória de todos nós. Nós que vivemos, comemos e praticamos os costumes africanos diariamente comemoramos esse dia como uma vitória mútua”.Para contemplar a beleza do local uma pequena feira com artesanatos e comidas típicas foi montada ao redor da concha.

Quem compareceu ao evento pôde admirar não somente a beleza dos grupos folclóricos Samba de Coco e Caceteiras de Rindu, mas também a encenação de artistas da terra, bem como a batida forte da percussão do grupo Cultura na Senzala.
O jornalista César Machado ficou encantado com as apresentações e a estrutura disponibilizada no evento. “Achei excelente a iniciativa da prefeitura, pois além de refletirmos sobre a importância desse dia somos agraciados com a imensa variedade da cultura local” falou. O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil e dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.


Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).


Foto e texto: Grazziele Santos

18 novembro 2009

CONSELHEIROS DO CONDURBS SERÃO EMPOSSADOS NESSA SEXTA


A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria do Planejamento e do Orçamento empossa nessa sexta-feira, 20, os conselheiros que fazem parte do corpo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CONDURBS) do Município de São Cristóvão.

O CONDURBS é um organismo que representa a sociedade civil e atua na gestão urbana municipal, estabelecendo um canal de comunicação entre a sociedade civil e a administração local no que diz respeito à política urbana do município.


De acordo com Nélia Alves, secretária do Planejamento e Presidenta do Conselho, o intuito do órgão é trabalhar diretamente com o Plano Diretor do município, garantindo assim a execução do plano na quarta cidade mais antiga do país.


“O CONDURBS será um fiscalizador do desenvolvimento urbano e ambiental do município, seus componentes tem como dever não somente fiscalizar, mas também disciplinar o plano diretor de forma que consigamos fazer com que o município cresça de forma ordenada” explica a secretária.


A eleição do conselho ocorreu no dia último dia 17 no Convento de Arte Sacra. Cerca de 20 membros da comunidade se candidataram, mas apenas seis, sendo três titulares e três suplantes, venceram a eleição. A posse dos conselheiros será nessas sexta, 20, às 10h no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.


Texto e foto: Grazziele Santos

17 novembro 2009

GOVERNO LANÇA PROJETO “PRESERVANDO NASCENTES” EM SÃO CRISTÓVÃO


O Governador em exercício, Belivaldo Chagas lançou na manhã de hoje, 17, na barragem do Rio Poxim, localizado no Povoado Timbó em São Cristóvão o projeto ambiental ‘Preservando Nascentes’. Criado pelo Governo do Estado por meio Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) visa recuperar a vegetação das nascentes e matas ciliares das sub-bacias hidrográficas dos rios Poxim, Cajueiros dos Veados e Siriri-Vivo.

Avaliado em cerca de 2 milhões de reais o projeto será implementado por subprojetos paralelos, bem como a recuperação de 18 nascentes e cursos d´água da Bacia Hidrográfica do Rio Poxim e recuperação da vegetação ciliar da nascente principal até a barragem; recuperação da vegetação ciliar do Riacho Cajueiro dos Veados, no município de Malhador; e recuperação de nascentes e cursos d´água da Bacia Hidrográfica do Rio Siriri–Vivo, no município de Nossa Senhora das Dores.

De acordo com o Prefeito Alex Rocha as obras e projetos executados no município beneficiarão não somente ao meio ambiente, o qual infelizmente anda sendo degradado a todo instante, mas também a própria comunidade que começa a viver um novo momento. “Nosso município é rico de patrimônios históricos e ambientais. A execução do projeto será um grande incentivo ao turismo ecológico em nossa cidade” explica .

Além do lançamento do projeto ‘Preservando Nascentes’ o governo lançou ainda a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos e do Plano de Bacias Hidrográficas dos Rios Japaratuba, Piauí e Sergipe, ambos orçados aproximadamente em quase 2 milhões de reais.


Foto e texto: Grazziele Santos

14 novembro 2009

MUSEU DE SERGIPE REABRE AS PORTAS PARA VISITAÇÃO


Após dois anos fechado para restauração o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura reabriu na tarde de hoje, o Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado na Praça São Francisco, a qual concorre ao titulo de Patrimônio Universal pela UNESCO, em São Cristóvão. O museu que completa seu cinqüentenário em março de 2010 é considerado um dos mais importantes patrimônios históricos de Sergipe não somente por ser um dos mais antigos, mas por manter vivo até hoje parte da história do nosso povo.

A sede, que já funcionou como Palácio da Província de Sergipe, hospital, cadeia, exatoria e escola ganhou hoje uma nova face. De acordo com Thiago Fragata, diretor da instituição, o museu ganhou duas salas de exposição, as quais foram batizadas com nomes da historiadora e museóloga, Maria Thétis Nunes, falecida no último dia 25 de outubro e do artista Horácio Hora. “Além de um auditório com capacidade para 30 pessoas e salas destinadas à religiosidade, composições de ambientes, telas e republica” completa o diretor.

Com um acervo equivalente a cerca de 4 mil peças, que variam entre artes plásticas, mobiliário, numismática e medalhística, porcelana, documentos, armaria o MHS tem como propósito propagar e preservar o passado histórico, artístico e cultural de Sergipe introduzindo a comunidade em suas diversas atividades.
“Nosso intuito é fazer com que o museu seja muito mais do que um espaço para visitação e apreciação. Queremos fazer daqui um espaço para práticas de ação educativas patrimonial e ambiental junto a comunidade”. Completa Fragata.

Para a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a reabertura desse equipamento cultural é de tamanha importância para o estado. Eloísa fala ainda que se foi o tempo onde museu era local de coisas velhas. “O museu é um espaço cultural que influência a formação cidadã” explica.

O MHS assim como o Museu de Arte Sacra, também localizado na Praça São Francisco, e demais igrejas, com exceção da Igreja Matriz que está em fase de restauração, abrirão para visitação de terça a domingo das 10h às 16h. Para o Prefeito Alex Rocha apenas a comunidade tem a ganhar com isso, pois a partir de agora moradores, turistas e visitantes de diversas partes do mundo poderão ver e levar na memória um pouco da nossa história.

Ao final do evento o Prefeito Alex Rocha presenteou os representantes do Fórum de Secretários de Estado da Cultura com uma belíssima cesta de doces típicos do município. Participaram da solenidade o Governador em Exercício, Belivaldo Chagas, os deputados estaduais Francisco Gualberto, Ana Lúcia e Wanderlê Correia, o deputado federal Iran Barbosa, o vice-prefeito de São Cristóvão, Cláudio Sanclau, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo dos Correios, dentre outros parlamentares, autoridades, secretários de Estado e secretários municipais.

Foto e texto: Grazziele Santos

10 novembro 2009

POVOADO RITA CACETE É BENEFICIADO COM OBRA DE INFRAESTRUTURA


Assinada ontem, 10, a ordem de serviço da obra de implantação e pavimentação da rodovia SE-466 que dará acesso a um dos povoados mais tradicionais da quarta cidade mais antiga do país. Localizado a cerca de 8km da sede do município, o povoado de Rita Cacete pode ser considerado um dos mais belos cartões postais de São Cristóvão, já que une os turismos religioso e ecológico.

Pavimentação, terraplanagem, drenagem e construção de travessia serão realizadas graças a parceria entre prefeitura Municipal, Governo do Estado e o Deputado professor Wanderlê. Avaliada em cerca de 2 milhões de reais a obra de pavimentação da rodovia SE-466, que tem 6km de extensão e 9,8 metros de largura é um sonho realizado pelos moradores da região, já que são imensas as dificuldades de transporte na região.

De acordo com o Prefeito Alex Rocha essa obra facilitará o transporte agrícola e a locomoção dos moradores, pois devido as más condições da pista muitos veículos não conseguem ter acesso ao local. “É importante ressaltar que não apenas Rita Cacete será beneficiada, mas também todos os povoados que estão próximos a ela, a exemplo da Colônia Miranda, Arame II e o Coqueiro” reforça o prefeito.

Durante a solenidade o Prefeito falou ainda da instalação da fábrica Intergriffes, que irá gerar 300 empregos diretos e da futura construção da Praça dos Taxistas, localizada no conjunto Eduardo Gomes, uma reivindicação antiga dos moradores.

Participaram da solenidade o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, os deputados estaduais Francisco Gualberto, Wanderlê Correia e Garibaldi Mendonça , o presidente da Câmara de Vereadores do município, Paulo dos Correios, dentre outros parlamentares, autoridades, secretários de Estado e secretários municipais.

Foto e Texto: Grazziele Santos

SEPLAN PROMOVE 4° OFICINA DO PLANO DE AÇÃO PARA AS CIDADES HISTÓRICAS


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão por meio da Secretaria do Planejamento e Orçamento em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizará na próxima sexta-feira, 13, a 4° Oficina do Plano de Ação para as Cidades Históricas.

O objetivo da oficina é compactuar entre município, Estado, superintendência do IPHAN e a sociedade civil as ações que serão executadas nos próximos quatro anos. De acordo com Nélia Alves, secretária do Planejamento, o evento faz parte do Orçamento Participativo Prioridades 2010/2013 iniciado em julho desse ano.

“O primeiro passo foi ouvir a sociedade, saber dela quais eram os problemas e o que deveria ser implantado ou modificado no município. Logo depois, definimos os objetivos e as prioridades. Agora iremos definir quais e quanto teremos financeiramente para executar os planos” explica a secretária.

O evento que será realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, às 09h, contará com a participação da equipe de técnicos da Seinfra, do Programa Monumenta e da equipe de arqueólogos onde explanarão sobre o papel de cada instituição durante a intervenção na Praça São Francisco, a qual concorre ao titulo de Patrimônio Universal pela Unesco.
Mais informações: Secretaria do Planejamento e do Orçamento
Telefone: 3261-4354

O quê: 4ª Oficina do Plano de Ação das Cidades Históricas
Onde: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
Quando: 13/11/09
Que Horas: às 9h


Foto e Texto: Grazziele Santos

09 novembro 2009

JOVENS SANCRISTOVENSES CONCLUEM PROJOVEM TRABALHADOR




Cerca de 100 jovens sancristovenses com idade entre 18 e 29 anos receberam na manhã de ontem, 09, o certificado de conclusão do curso de qualificação profissional oferecido através do programa Projovem Trabalhador.

Criado pelo Governo Federal objetivando preparar o jovem para o mercado de trabalho, o Projovem Trabalhador foi realizado em São Cristóvão por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), com suporte do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) em parceria com a Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social.

Para o prefeito Alex Rocha a solenidade marca o início do desenvolvimento da cidade, já que grande parte da população pertence a essa faixa etária. “As empresas que estão instaladas ou tem interesse em implantar seu negócio em nosso município não precisarão mais buscar mão-de-obra fora daqui, pois nossos jovens estão aptos para desenvolver qualquer função ligada ao que eles estudaram” explica.

Alex Rocha disse ainda que em conversa com o Ministro Carlos Lupi solicitou um número maior de vagas para o município, para que assim todos os jovens tenham a mesma oportunidade. As aulas do programa foram realizadas em duas unidades escolares, Armindo Guaraná, localizado no bairro Rosa Elze e na Escola Estadual Elísio Carmelo, sede do município, onde puderam aprender e aprimorar seus conhecimentos em quatro áreas diferentes - Administração, Turismo e Hospitalidade, Construção e Reparo e Arte e Cultura.

Durante seis meses todos os jovens matriculados no programa receberam bolsa-auxílio, fardamento, material didático e transporte. Segundo Maria Rita, diretora do Elísio Carmelo o Projovem Trabalhador equipara-se a um fato histórico na cidade, pois há tempos não era executado um programa com tamanha importância. “Agora nossos jovens já podem enfrentar o mercado de trabalho sem medo” reforça a diretora.

Emocionados os formando agradeceram a todos que incentivaram a promoção desse programa, em especial a Prefeitura Municipal de São Cristóvão por não medir esforços ao realizar esse sonho. “Somos jovens sim, mas capazes e inteligentes a ponto de contribuirmos para o desenvolvimento do nosso município” falou o formando, David Alan.

O próximo passo segundo o Secretário de Estado do Trabalho, José Macedo Sobral, é contatar empresas localizadas na grande Aracaju, devido a proximidade entre os município, para apresentar os jovens formando e a partir daí encaminha-loa ao mercado de trabalho.

Foto e Texto: Grazziele Santos

08 novembro 2009

CACETEIRAS DE RINDÚ É DESTAQUE NO 2º FÓRUM ESPN



Bumbos, ganzá, caixa e cuíca. Foi ao som de todos esses instrumentos que as Caceteiras de Rindú deram as boas vindas aos participantes do 2º Fórum Caravana ESPN do Esporte e da Música, realizado na última sexta-feira, 06, no Starfish Resort Ilha de Santa Luzia, em Barra dos Coqueiros.



Oriundos da quarta cidade mais antiga do país o grupo folclórico formado por 33 componentes, sendo seis crianças, encantou todos os presentes não somente por suas músicas animadas e por seu samba enraizado, mas também pela beleza de suas vestes e adereços coloridos.
Professora da Caravana da Música, Heloísa Leone, ficou embevecida ao ver a apresentação das caceteiras.


“Não há computador ou estrangeirismo nesse mundo que substitua a maravilha de uma dança e um canto folclórico. Me sinto maravilhada por tamanha beleza reunida em um só grupo” falou emocionada
A origem do nome Caceteira lembra o processo artesanal da sova do couro dos instrumentos e o próprio batuque a base de cacetes. Durante 45 minutos de apresentação participantes e turistas puderam apreciar o que o mestre Rindú chama de “samba dançado”. “Eu puxo o canto, faço reverência e os brincantes respondem tudo ao som da cuíca, caixa e bumbos” explica o mestre.

O grupo Caceteiras é o único no estado de Sergipe, sua dança é passada de geração a geração. Incentivado pela mãe, Maria de Lourdes, o pequeno Werlley de apenas nove anos aprende todos os passos e cantos.

Para Maria de Lourdes, a importância de transmitir ao filho tudo que aprendeu com seus antepassados, garantirá as novas gerações de sua família momentos de felicidade iguais aos que ela vive quando brinca nas caceteiras.

Muitos participantes são provenientes de outros grupos folclóricos como o samba-de-coco, dança portuguesa e o próprio reisado. Um exemplo disso é Dona Maria Acácia brincante há cerca de 50 anos. “A dança para gente é uma brincadeira, uma brincadeira sadia que vai além da diversão” diz Maria Acácia que não vê a hora de uma nova apresentação.

Maravilhados os presentes não perderam tempo e caíram na dança assim que o mestre convidou. O goiano de Formosa, Renato Machado, não dispensou o convite e caiu na roda do samba.
Segundo Machado, em sua terra natal há diversas manifestações, como a catira, ritmo musical marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos, mas a Caceteira transmite algo mágico que chega ser inexplicável. “Não tenho palavras para definir a beleza desse grupo” completa.




Foto e texto: Grazziele Santos

05 novembro 2009

CRAS PROMOVE SEMANA DA GERAÇÃO DE RENDA

Pintura em tecido e organza, decoração em sandálias, decoupagem em bordado de camisetas. Esses são apenas alguns dos 15 cursos que estão sendo oferecidos pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência e de Assistência Social (Cras). Durante dez dias homens e mulheres poderão aprimorar e ampliar seus conhecimentos, através de técnicas passadas por professores capacitados.

De acordo com a Secretária da Inclusão, Carolina Oliveira, o objetivo do evento é emancipar as famílias sancristovenses, proporcionando as mesmas um novo meio de sustentabilidade.
“Além da geração de renda queremos efetuar o resgate da auto estima, incentivando também a produção artesanal em nosso município” esclarece.

Os cursos ministrados em quatro locais diferentes – Associação de Moradores do conjunto Tijuquinha, Cras do Eduardo Gomes e sede e no Colégio Lauro Rocha, localizado no Rosa Elze - são destinados as mães ligadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e famílias cadastradas no CRAS.

“Em breve estaremos ampliando a quantidade de cursos e estendendo sua execução aos povoados e demais bairros do município” disse a secretária. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da inclusão através do telefone 3261-4354.
Texto e foto: Ascom/Grazziele Santos

ALUNOS DO PETI APRENDEM TÉCNICAS DE MARCHETARIA



Folha em branco na mesa, lápis na mão e compasso bem posicionado. Esse é apenas o princípio da realização de uma técnica milenar, que necessita de bastante habilidade e raciocínio matemático para ser executada. Pensando em promover o desenvolvimento das crianças e adolescentes, que a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) está realizando oficinas de marchetaria e pirografia.

A marchetaria é um trabalho em madeira que consiste em incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, metal e de outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados. Uma das peças mais conhecidas é o tabuleiro de dama, xadrez ou até mesmo caixas de presentes.

Coordenada pelo mestre Lucivaldo Dorea, a oficina pode ser considerada uma das mais disputadas pelos alunos. Há cerca de 30 anos desenvolvendo trabalhos em marchetaria Lucivaldo explica que a atividade pode auxiliar na futura geração de renda do próprio aluno.

“Essa técnica abrange outras áreas bem como, a marcenaria, o torneamento de madeiras e a própria matemática. Já que todo o trabalho é baseado em cálculos matemáticos” explica. As aulas tem um limite máximo de 10 alunos apenas, pois devido ao uso de materiais cortantes, a exemplo de estilete e demais lâminas, não há condição de monitorar um grupo maior.

Para participar da oficina o aluno deve está matriculado no Peti e ter noção de escrita e matemática. As aulas acontecem duas vezes por semana em cada unidade do programa. Além das oficinas os pequenos recebem acompanhamento pedagógico e alimentação balanceada.
Fonte: Ascom/SC
Foto e texto: Grazziele Santos

04 novembro 2009

CORRIDA RÚSTICA MOVIMENTA SÃO CRISTÓVÃO



Realizada na manhã de hoje, 04, mais uma corrida Rústica do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo. Em sua terceira edição a corrida que movimenta todos os anos uma das escolas mais tradicionais do município, envolveu alunos, professores e demais membros da comunidade. Sob um sol escaldante de 27c° meninos e meninas correram cerca de 5km afim de chegar ao pódio como vencedores.

Idealizada por professores de educação física, a atividade tem como propósito incentivar os alunos a prática de exerc
ícios físicos dentro e fora da instituição. De acordo com a diretora, Maria Rita, essa prática faz bem não somente ao corpo das crianças, mas também influência ao bom comportamento e concentração dos alunos dentro da sala de aula.


O ponto de largada escolhido esse ano foi o matadouro municipal com destino a Igreja Matriz, que contou com cerca de 30 alunos inscritos, entre meninos e meninas. Água mineral e auxílio médico foram garantidos pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, além da segurança cedida por agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da CPRV.

O primeiro aluno a cruzar a linha de chegada foi o jovem do 2° ano, Rafael Alves, com um tempo equivalente a 25min. Logo em seguida chegaram as meninas com tempo equivalente a 27 min. “Pretendo participar de todas as corridas rústicas enquanto for aluna da
instituição” revela Ana Paula, campeã da categoria feminino. Bicicletas, celulares e aparelhos de DVD foram distribuídos aos alunos como forma de premiação.

Confira abaixo a lista dos campeões:


Categoria Masculino

1º Lugar – Rafael Alves, 2º ano B Tempo 25,84 seg
2º Lugar – Diego Alves, 3º ano B Tempo 27,30 seg
3º Lugar – Cláudio David, 2º ano E Tempo 27,38 seg
4º Lugar – Flávio Rodrigues, 4º EJA Tempo 29,35 seg
5º Lugar – Juliano Alves, 2º ano A Tempo 29,35 seg

Categoria Feminino

1º Lugar – Ana Paula dos Santos, 2º ano A Tempo 27,38 seg
2º Lugar – Michelle Guimarães, 3º ano B Tempo 27,40 seg
3º Lugar – Laiz Kelly, 3º ano B Tempo 27,42 seg
4º Lugar – Lidiane Correia, 8º A Tempo 27,44 seg