10 junho 2010

SMS INICIA CAMPANHA CONTRA A PARALISIA INFANTIL

Começa nesse sábado, 12, em todas as unidades de saúde do município de São Cristóvão a campanha de vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A vacina é para crianças com idade de 0 a 5 anos. Além da vacina contra a poliomielite a secretaria da saúde disponibilizará as crianças a vacina contra o vírus H1N1 incluindo a segunda dose.
Segundo a gerente de imunização da SMS, Mara Maeli, a meta do município é vacinar 95% das crianças. Para isso além dos postos de saúde algumas unidades volantes serão disponibilizadas a comunidade, a exemplo de alguns colégios como o Gaspar Lourenço localizado no Apicum e o Olga Barreto localizado no Eduardo Gomes.
“Estaremos com uma grande equipe, composta por mais de 100 profissionais. Tudo isso para atender bem a população e garantir que nenhuma criança fique sem a vacina”.
Mara informou ainda que a campanha seguirá até o final do mês de junho, mas que a SMS pede para que os pais procurem as unidades o quanto antes. “Aconselhamos os pais para não deixarem a vacinação para última hora. Pois a vacina contra a paralisia infantil protegerá o menor contra complicações futuras” completa.
Os postos de saúde e demais unidades volantes estarão abertos das 8h às 17h ininterruptamente.

Poliomielite ou paralisia infantil

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas (paralisia infantil).
A enfermidade não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, privadas ou mãos. Em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias.
Fonte site: http://www.copacabanarunners.net

Foto: Internet
Texto: Grazziele Santos