02 junho 2010

SÃO CRISTÓVÃO PRESERVA CONFECÇÃO DE TAPETES NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

A cidade de São Cristóvão é conhecida por sua riqueza arquitetônica e por possuir uma grande diversidade cultural. Candidata ao titulo de patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco a quarta cidade mais antiga do país celebrará amanhã uma a festa católica de Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo.
A celebração acontecerá na Igreja do São Francisco ás 9h. Logo após a missa fiéis e visitantes saem em procissão, que passa pelas ruas históricas seguindo o trajeto dos famosos tapetes. Feitos com serragem colorida e muita criatividade os tapetes criados por quatro artistas plásticos do município enfeitará 540 metros de ruas, cobrindo todo o trajeto da procissão sem interrupção.
O primeiro tapete será colocado na porta da igreja do São Francisco. Medindo 3x3 m² os tapetes coloridos representam muita fé em devoção. Segundo Avani Calvacante, coordenadora da confecção dos tapetes, cada tapete trará um símbolo, que representa a eucaristia.
“Esse ano traremos como tema a arquidiocese e diocese, ambas completando o centenário e cinqüentenário, respectivamente. Além disso a igreja junto com a comunidade abraçou a campanha da Praça São Francisco e faremos também símbolos do patrimônio universal. Assim fortaleceremos nossa candidatura” explica.
A montagem dos tapetes é realizada por moradores e demais membros das pastorais e começa no início da madrugada. O tempo de montagem chega a mais ou menos cinco horas. “A montagem está aberta para qualquer pessoa que tenha interesse, é só se juntar ao grupo e começar a colorir as ruas da nossa bela cidade” completa Avani.

Texto: Grazziele Santos
Foto: Internet