16 junho 2010

SEMED INICIA CENSO ESCOLAR


A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou ontem, 15, o censo escolar no município. A ação é realizada em todas as 40 unidades de ensino e nas quatro creches administradas pela Semed.
Realizado anualmente, o censo escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com secretarias estaduais e municipais. De acordo com o secretario da Semed, Morgan Prado, o censo funciona como um inspetor, ele é um instrumento de coleta de informações que dão subsidio para desenvolver diversos projetos dentro das escolas, além do controle de gastos.
“O censo escolar nos diz com precisão quanto alunos temos, em quais séries estão, quanto gastamos em merenda, material de expediente, números de matriculas, desenvolvimento das crianças, ou seja, o censo serve para que a gente planeje com precisão e eficiência todas as ações que devem ser realizadas pela Semed durante o ano seguinte fazendo também uma avaliação do que foi realizado” explicou.
A coleta de informações está sendo feita por uma equipe formada por 10 profissionais com término previsto para o início de julho. Após a coleta, os dados serão enviados para o Inep. Essas informações serão utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.


Foto e Texto: Grazziele Santos