24 junho 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CRISTÓVÃO ABRE FESTEJOS JUNINOS E ENALTECE O FORRÓ TRADICIONAL


Arraial do "São João é Coisa Nossa"

"Tindô" e Marquinhos


"Quadrilha sancristovense "Meu Xodó"


Tradicional "Batalhão de São João"


Marcos Guedes e sua sanfona mágica

Está aberta a programação oficial dos festejos juninos do município de São Cristóvão. Montado na Praça Matriz, o Arraial enfeitado com bandeirolas de todas as cores, homenageando, também, a Copa do Mundo, um estandarte a São João e balões feitos de xita, que dão um iluminado todo especial à festa, ficou aconchegante para as famílias que foram curtir as atrações do “São João é Coisa Nossa”.

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria de Cultura do Município, assumiu o compromisso de resgatar o forró pé-de-serra, priorizando artistas sergipanos que cantam o forró tradicional, compondo, junto com grupos folclóricos e quadrilhas, a programação da cidade.

A abertura foi feita pelo Batalhão de São João, o qual animou o arraial, sob o comando do mestre Jorge, que tem 75 anos de idade e leva adiante uma tradição familiar que nasceu em 1910. “Esse grupo existe desde 1910, minha família sempre gostou do Batalhão, Taieira, Chegança e todos os grupos foram criados aqui em São Cristóvão. Hoje, eu quero que chegue o dia em que um dos tocadores se interesse em dar continuidade ao grupo, pois na minha família, ninguém mais quer levar adiante e eu espero que apareça alguém antes que eu feche os olhos”, disse o mestre.

O compromisso da atual administração com o resgate e manutenção do patrimônio cultural sancristovense está refletido em ações como a confecção de novas roupas para os grupos tradicionais, o que deu um brilho a mais às senhoras de 76 anos, como dona Maurina, que já participa há seis anos da brincadeira. O Batalhão de São João abriu a programação e com o pandeiro, caxixi, zabumba e triângulo atraiu famílias para o arraial, finalizando sua apresentação com um cortejo pela Praça, sob aplausos.

Segundo a secretária de Cultura, Aglaé Fontes, o investimento foi de R$ 60 mil, através de uma parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e o Governo do Estado, permitindo uma programação que vai do São João ao São Pedro, sempre com shows tradicionais.

“A festa mais conhecida de São Cristóvão tem sido o carnaval, mas realizando o festejo junino, é possível manter a tradição dos grupos desse ciclo e criar mais um atrativo para a população e para o visitante da nossa cidade. Por isso, assumimos o compromisso de realizar em todos os anos, o São João de São Cristóvão. Estou satisfeito e já me comprometo com a festa do próximo ano, visando à manutenção da tradição e a geração de emprego e renda para a nossa população, que curte uma festa familiar, de paz, sem violência”, afirmou o prefeito.

A noite ganhou um brilho especial da quadrilha junina, do conjunto Eduardo Gomes, “Meu Xodó”, que se apresentou em verde, amarelo, em chita e seda, com coroas e bandeirolas que estampavam os vestidos rodados e os trajes dos componentes, noivo, rainha e rei do milho, padre e tudo o que se tem direito. A quadrilha é campeã e também representa a tradição de São Cristóvão, fortalecida pela ação da atual administração.

Aos poucos, os casais foram ocupando o salão do arraial e aí, foi forró a noite toda. A festa de paz atraiu pessoas como Tindô e Marquinhos, que revelaram que não precisam ir para outros locais em busca de diversão porque a programação do município está recheada de atrações, como Marcos Guedes, grupo Casaca de Couro e o Forró Lagarta de Fogo.

“Nós nos conhecemos num forró, lá no Povoado Caípe Velho e, há 20 anos, continuamos dançando juntos. O arraial é a manutenção da tradição que não pode morrer e para nós, forró é isso mesmo, pois mesmo que haja atrações nacionais, é preciso manter a tradição dos arraiais, com o típico pé-de-serra”, aprovou o casal.

Texto:Yara Santos
Fotos:Grazziele Santos