22 junho 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CRISTÓVÃO INAUGURA ILUMINAÇÃO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO



Na tarde dessa terça-feira, 22, a Praça São Francisco, candidata à chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, localizada no município de São Cristóvão, teve a sua iluminação subterrânea inaugurada durante solenidade, que contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda; da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; do prefeito Alexsander Oliveira de Andrade; da superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Alves Oliva; do ministro da Cultura, Juca Ferreira, além de diversas autoridades municipais, estaduais e federais.

Na programação do evento, também foi assinado pelo presidente do Instituto, Luiz Fernando de Almeida; pelo governador, Marcelo Déda; e pelos prefeitos das cidades históricas de São Cristóvão, Aracaju e Laranjeiras, através do PAC das cidades, o acordo de Preservação do Patrimônio Cultural de Sergipe, firmado entre as Prefeituras Municipais e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na cidade histórica, a iluminação subterrânea foi um dos critérios requeridos pela UNESCO para o reconhecimento da Praça São Francisco como patrimônio da humanidade, o que acaba de ser cumprido. Esse grande passo destaca a política cultural da atual gestão do município de São Cristóvão, que tem desenvolvido atividades de conscientização da população sobre a importância da preservação do patrimônio material e imaterial, lançando um novo olhar sobre os pontos turísticos da cidade.

Emocionado, o prefeito Alex Rocha fez questão de enaltecer a parceria do Governo do Estado que tem tornado possível a realização dessas obras, o que consiste na melhoria de toda a infraestrutura do município para que o turismo se desenvolva de fato, gerando emprego e renda para a população.

“A cidade de São Cristóvão havia sido esquecida por mais de 20 anos. Hoje, é necessário que o turista permaneça na cidade pelo menos por um dia, aquecendo o comércio, o mercado hoteleiro e de pousadas, mas isso só vai acontecer se houver melhorias nas estradas e rodovias de acesso ao município, a exemplo da João Bebe Água. Também deve ser solucionada e, inicialmente, amenizada a poluição do Rio Paramopama, através do esgotamento sanitário, porém eu reconheço que nenhum outro governo fez o que este está fazendo por São Cristóvão. Então, aproveito a presença do ministro da Cultura para pedir que não esqueça do nosso Festival de Artes”, encerrou o gestor.

Sucinto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, revelou seu apreço pela história de São Cristóvão, onde pontos turísticos como a Praça São Francisco, traduzem a identidade histórica do município. “Se é vontade da população desta cidade, vamos recuperar o festival de Artes”, se comprometeu o ministro.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, enfatizou os trabalhos desenvolvidos por meio de sua pasta, pontuando que é importante celebrar a cultura, promovendo a convivência entre o tradicional e o contemporâneo, ou seja, linguagens como o hip hop em contato com os grupos folclóricos. Eloísa anunciou a modernização da biblioteca municipal, através do projeto Mais Cultura do Minc. Na noite de ontem, a secretária lançou o edital com mais de 14 pontos de cultura para Sergipe. Também foi assinado o Convênio com a Sudene para projeto de capacitação de agentes e empreendedores da cultura.

“Fortalecer a infraestrutura para a manutenção do Sergipe Mais Cultura é uma forma de descentralizar as ações e promover uma política de cultura de cada município. Sergipe precisa avançar e se posicionar como os outros estados, participando dos editais. A mudança da Lei Rouanet para que a política de cultura serviu para atender as necessidades da região Nordeste este evento marca uma etapa importante”, encerrou sua fala sob aplausos dos grupos de teatro; músicos e grupos folclóricos do município que marcaram presença no evento.

“Este é o maior feito, como política Cultural, realizado no Estado de Sergipe, de todos os tempos”. A afirmação iniciou o discurso entusiasmado do governador Marcelo Déda. “Essas obras unem o que é popular com o erudito. São Cristóvão é o berço cultural de Sergipe e, se Deus quiser, será Patrimônio da Humanidade". Uma concepção moderna permite enxergar que cultura também gera emprego. Foram embutidas a rede de energia e a fiação elétrica, na Praça São Francisco, e mantido o alicerce para a preservação da identidade cultural de São Cristóvão.

Ao final do evento, uma comitiva formada pelo governador, o prefeito Alex Rocha e dos demais municípios, secretários,deputados,vereadores e artistas, seguiu para o Museu Histórico de Sergipe, onde o ministro da Cultura, Juca Ferreira, inaugurou a sala ‘Horácio Hora’.

Texto e Fotos:Yara Santos