24 junho 2010
"São João é Coisa Nossa"
Aos 76 anos de idade, dona Maurina brinca no Batalhão de São João e faz bonito, sempre atenta, é um exemplo de disposição.
O ator sergipano Pierre Feitosa foi o responsável pela animação e anúncio das atrações da noite de abertura dos festejos juninos sancristovenses.
A brincante roda no meio do salão e encanta com as cores de seu vestido, colares e chapéu, compondo uma historia que começou há décadas e resiste na tradição de nosso povo.
Marcos Guedes e sua Banda garantiu um pé-de-serra tradicional que atraiu centenas de casais ao salão.
Toda bonita, de laço e de fita, a componente da Quadrilha sergipana “Meu Xodó”, posa com graça e luxo para o registro fotográfico do primeiro São João tradicional de São Cristóvão.
O estandarte confeccionado pelo artista Nelson adicionou tradicionalidade ao arraial, homenageando um dos santos do período junino, São João.
Texto:Yara Santos
Fotos:Grazziele Santos
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CRISTÓVÃO ABRE FESTEJOS JUNINOS E ENALTECE O FORRÓ TRADICIONAL
Arraial do "São João é Coisa Nossa"
"Tindô" e Marquinhos
"Quadrilha sancristovense "Meu Xodó"
Tradicional "Batalhão de São João"
Marcos Guedes e sua sanfona mágica
Está aberta a programação oficial dos festejos juninos do município de São Cristóvão. Montado na Praça Matriz, o Arraial enfeitado com bandeirolas de todas as cores, homenageando, também, a Copa do Mundo, um estandarte a São João e balões feitos de xita, que dão um iluminado todo especial à festa, ficou aconchegante para as famílias que foram curtir as atrações do “São João é Coisa Nossa”.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria de Cultura do Município, assumiu o compromisso de resgatar o forró pé-de-serra, priorizando artistas sergipanos que cantam o forró tradicional, compondo, junto com grupos folclóricos e quadrilhas, a programação da cidade.
A abertura foi feita pelo Batalhão de São João, o qual animou o arraial, sob o comando do mestre Jorge, que tem 75 anos de idade e leva adiante uma tradição familiar que nasceu em 1910. “Esse grupo existe desde 1910, minha família sempre gostou do Batalhão, Taieira, Chegança e todos os grupos foram criados aqui em São Cristóvão. Hoje, eu quero que chegue o dia em que um dos tocadores se interesse em dar continuidade ao grupo, pois na minha família, ninguém mais quer levar adiante e eu espero que apareça alguém antes que eu feche os olhos”, disse o mestre.
O compromisso da atual administração com o resgate e manutenção do patrimônio cultural sancristovense está refletido em ações como a confecção de novas roupas para os grupos tradicionais, o que deu um brilho a mais às senhoras de 76 anos, como dona Maurina, que já participa há seis anos da brincadeira. O Batalhão de São João abriu a programação e com o pandeiro, caxixi, zabumba e triângulo atraiu famílias para o arraial, finalizando sua apresentação com um cortejo pela Praça, sob aplausos.
Segundo a secretária de Cultura, Aglaé Fontes, o investimento foi de R$ 60 mil, através de uma parceria da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e o Governo do Estado, permitindo uma programação que vai do São João ao São Pedro, sempre com shows tradicionais.
“A festa mais conhecida de São Cristóvão tem sido o carnaval, mas realizando o festejo junino, é possível manter a tradição dos grupos desse ciclo e criar mais um atrativo para a população e para o visitante da nossa cidade. Por isso, assumimos o compromisso de realizar em todos os anos, o São João de São Cristóvão. Estou satisfeito e já me comprometo com a festa do próximo ano, visando à manutenção da tradição e a geração de emprego e renda para a nossa população, que curte uma festa familiar, de paz, sem violência”, afirmou o prefeito.
A noite ganhou um brilho especial da quadrilha junina, do conjunto Eduardo Gomes, “Meu Xodó”, que se apresentou em verde, amarelo, em chita e seda, com coroas e bandeirolas que estampavam os vestidos rodados e os trajes dos componentes, noivo, rainha e rei do milho, padre e tudo o que se tem direito. A quadrilha é campeã e também representa a tradição de São Cristóvão, fortalecida pela ação da atual administração.
Aos poucos, os casais foram ocupando o salão do arraial e aí, foi forró a noite toda. A festa de paz atraiu pessoas como Tindô e Marquinhos, que revelaram que não precisam ir para outros locais em busca de diversão porque a programação do município está recheada de atrações, como Marcos Guedes, grupo Casaca de Couro e o Forró Lagarta de Fogo.
“Nós nos conhecemos num forró, lá no Povoado Caípe Velho e, há 20 anos, continuamos dançando juntos. O arraial é a manutenção da tradição que não pode morrer e para nós, forró é isso mesmo, pois mesmo que haja atrações nacionais, é preciso manter a tradição dos arraiais, com o típico pé-de-serra”, aprovou o casal.
Texto:Yara Santos
Fotos:Grazziele Santos
22 junho 2010
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CRISTÓVÃO INAUGURA ILUMINAÇÃO DA PRAÇA SÃO FRANCISCO
Na tarde dessa terça-feira, 22, a Praça São Francisco, candidata à chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, localizada no município de São Cristóvão, teve a sua iluminação subterrânea inaugurada durante solenidade, que contou com a presença do governador do Estado, Marcelo Déda; da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; do prefeito Alexsander Oliveira de Andrade; da superintendente do IPHAN em Sergipe, Terezinha Alves Oliva; do ministro da Cultura, Juca Ferreira, além de diversas autoridades municipais, estaduais e federais.
Na programação do evento, também foi assinado pelo presidente do Instituto, Luiz Fernando de Almeida; pelo governador, Marcelo Déda; e pelos prefeitos das cidades históricas de São Cristóvão, Aracaju e Laranjeiras, através do PAC das cidades, o acordo de Preservação do Patrimônio Cultural de Sergipe, firmado entre as Prefeituras Municipais e a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Na cidade histórica, a iluminação subterrânea foi um dos critérios requeridos pela UNESCO para o reconhecimento da Praça São Francisco como patrimônio da humanidade, o que acaba de ser cumprido. Esse grande passo destaca a política cultural da atual gestão do município de São Cristóvão, que tem desenvolvido atividades de conscientização da população sobre a importância da preservação do patrimônio material e imaterial, lançando um novo olhar sobre os pontos turísticos da cidade.
Emocionado, o prefeito Alex Rocha fez questão de enaltecer a parceria do Governo do Estado que tem tornado possível a realização dessas obras, o que consiste na melhoria de toda a infraestrutura do município para que o turismo se desenvolva de fato, gerando emprego e renda para a população.
“A cidade de São Cristóvão havia sido esquecida por mais de 20 anos. Hoje, é necessário que o turista permaneça na cidade pelo menos por um dia, aquecendo o comércio, o mercado hoteleiro e de pousadas, mas isso só vai acontecer se houver melhorias nas estradas e rodovias de acesso ao município, a exemplo da João Bebe Água. Também deve ser solucionada e, inicialmente, amenizada a poluição do Rio Paramopama, através do esgotamento sanitário, porém eu reconheço que nenhum outro governo fez o que este está fazendo por São Cristóvão. Então, aproveito a presença do ministro da Cultura para pedir que não esqueça do nosso Festival de Artes”, encerrou o gestor.
Sucinto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, revelou seu apreço pela história de São Cristóvão, onde pontos turísticos como a Praça São Francisco, traduzem a identidade histórica do município. “Se é vontade da população desta cidade, vamos recuperar o festival de Artes”, se comprometeu o ministro.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, enfatizou os trabalhos desenvolvidos por meio de sua pasta, pontuando que é importante celebrar a cultura, promovendo a convivência entre o tradicional e o contemporâneo, ou seja, linguagens como o hip hop em contato com os grupos folclóricos. Eloísa anunciou a modernização da biblioteca municipal, através do projeto Mais Cultura do Minc. Na noite de ontem, a secretária lançou o edital com mais de 14 pontos de cultura para Sergipe. Também foi assinado o Convênio com a Sudene para projeto de capacitação de agentes e empreendedores da cultura.
“Fortalecer a infraestrutura para a manutenção do Sergipe Mais Cultura é uma forma de descentralizar as ações e promover uma política de cultura de cada município. Sergipe precisa avançar e se posicionar como os outros estados, participando dos editais. A mudança da Lei Rouanet para que a política de cultura serviu para atender as necessidades da região Nordeste este evento marca uma etapa importante”, encerrou sua fala sob aplausos dos grupos de teatro; músicos e grupos folclóricos do município que marcaram presença no evento.
“Este é o maior feito, como política Cultural, realizado no Estado de Sergipe, de todos os tempos”. A afirmação iniciou o discurso entusiasmado do governador Marcelo Déda. “Essas obras unem o que é popular com o erudito. São Cristóvão é o berço cultural de Sergipe e, se Deus quiser, será Patrimônio da Humanidade". Uma concepção moderna permite enxergar que cultura também gera emprego. Foram embutidas a rede de energia e a fiação elétrica, na Praça São Francisco, e mantido o alicerce para a preservação da identidade cultural de São Cristóvão.
Ao final do evento, uma comitiva formada pelo governador, o prefeito Alex Rocha e dos demais municípios, secretários,deputados,vereadores e artistas, seguiu para o Museu Histórico de Sergipe, onde o ministro da Cultura, Juca Ferreira, inaugurou a sala ‘Horácio Hora’.
Texto e Fotos:Yara Santos
TUDO PRONTO PARA O ARRASTAPÉ EM SÃO CRISTÓVÃO
Os forrozeiros de plantão já podem começar a preparar a beca, o chapéu e a bota para brincar o São João mais arretado do estado. Na quarta cidade mais antiga do país o clima junino invadiu o coração dos sancristovenses. Bandeirinhas coloridas, balões juninos, fogueiras e muita comida típica compõem o cenário, que encanta moradores e visitantes.
Visando valorizar a cultura local, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo realiza de
Segundo a Secretária da Cultura, Aglaé Fontes, a programação foi feita especialmente para os amantes do autêntico forró. “Nosso intuito é valorizar os artistas sergipanos, enaltecendo não apenas a musicalidade, mas todos os componentes do ciclo junino, a exemplo dos grupos teatrais e os rituais folclóricos” explica a secretária.
Entre as atrações o público poderá prestigiar apresentação de quadrilhas juninas, cortejo com os grupos folclóricos Samba de Coco do Rosário, Caceteiras do Rindú, Batucada do Pisa Pólvora de Estância, espetáculos juninos com os grupos Mamulengo do Cheiroso, Louco por Loucos e Cia Dançart e Projeto Carro de Boi. Além dos shows com Zé Rosendo e Marluce, Banda Café Suado, Robertinho dos 8 baixos, Trio Itaporanga e muito mais.
A abertura dos festejos juninos acontece amanhã,
Texto e Foto: Grazziele Santos
16 junho 2010
SEMED INICIA CENSO ESCOLAR
Realizado anualmente, o censo escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com secretarias estaduais e municipais. De acordo com o secretario da Semed, Morgan Prado, o censo funciona como um inspetor, ele é um instrumento de coleta de informações que dão subsidio para desenvolver diversos projetos dentro das escolas, além do controle de gastos.
“O censo escolar nos diz com precisão quanto alunos temos, em quais séries estão, quanto gastamos em merenda, material de expediente, números de matriculas, desenvolvimento das crianças, ou seja, o censo serve para que a gente planeje com precisão e eficiência todas as ações que devem ser realizadas pela Semed durante o ano seguinte fazendo também uma avaliação do que foi realizado” explicou.
A coleta de informações está sendo feita por uma equipe formada por 10 profissionais com término previsto para o início de julho. Após a coleta, os dados serão enviados para o Inep. Essas informações serão utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.
10 junho 2010
SMS INICIA CAMPANHA CONTRA A PARALISIA INFANTIL
Segundo a gerente de imunização da SMS, Mara Maeli, a meta do município é vacinar 95% das crianças. Para isso além dos postos de saúde algumas unidades volantes serão disponibilizadas a comunidade, a exemplo de alguns colégios como o Gaspar Lourenço localizado no Apicum e o Olga Barreto localizado no Eduardo Gomes.
“Estaremos com uma grande equipe, composta por mais de 100 profissionais. Tudo isso para atender bem a população e garantir que nenhuma criança fique sem a vacina”.
Mara informou ainda que a campanha seguirá até o final do mês de junho, mas que a SMS pede para que os pais procurem as unidades o quanto antes. “Aconselhamos os pais para não deixarem a vacinação para última hora. Pois a vacina contra a paralisia infantil protegerá o menor contra complicações futuras” completa.
Os postos de saúde e demais unidades volantes estarão abertos das 8h às 17h ininterruptamente.
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. Pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas (paralisia infantil).
A enfermidade não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, privadas ou mãos. Em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias.
Fonte site: http://www.copacabanarunners.net
Foto: Internet
Texto: Grazziele Santos
SÃO CRISTÓVÃO SE PREVINE CONTRA A CHUVA
De acordo com dados fornecidos pelo site do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), por meio do relatório produzido por meteorologistas do país e por especialistas de Centros Estaduais de Meteorologia, os resultados dos modelos e condições oceânicas e atmosféricas indicaram chuvas em torno da média durante os meses de junho, julho e agosto de 2010.
O site informa ainda que é esperado para Sergipe, nesse mês que se chova para a região do litoral, cerca de 150 a 260mililimetros, e para a região do alto sertão, entre 100 e 75mm.
Em São Cristóvão a ordem do prefeito foi de prevenção total, onde todos os colaboradores estarão de sobre aviso, caso haja alguma necessidade. “Apartir de agora todas as secretarias começarão a correr contra o tempo. Nossa meta é retirar todos os moradores que estão instalados em áreas de riscos ou próximas a elas” explicou o prefeito. Além da remoção colchões e alimentos estão sendo providenciados.
08 junho 2010
CRAS INAUGURARÁ CASA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Prevista para ser inaugurada no início de julho a unidade fornecerá à comunidade cursos profissionalizante totalmente gratuito. A casa profissionalizante contará com uma cozinha industrial totalmente equipada, montada com fogões industriais, liquidificadores, batedeiras e fornos de microondas. Além da cozinha haverá também um amplo salão de beleza contendo mais de 20 cadeiras próprias para salão de beleza, com secadores, escovas e demais produtos utilizados.
“Nossa intenção é formar um profissional em excelência. As pessoas que aqui entrarem sairá mais que capacitados, eles sairão daqui aptos a enfrentarem o mercado de trabalho garantindo sua sobrevivência e de sua família” falou Carolina.
Já existem seis cursos confirmados para acontecer assim que inaugurar. Cabeleireiro, doces e salgados e ponto russo são apenas alguns dos que compõem a programação. Cada curso disponibilizará 25 vagas, onde 50% serão reservadas para mães que fazem parte do programa de erradicação do trabalho infantil (Peti) e que são inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as demais serão disponibilizadas para a toda a comunidade.
Cada curso terá a duração mínima de 20 dias com quatro horas aulas. Ao termino o aluno ou aluna fará um estágio, onde atenderá a própria comunidade e receberá um certificado de conclusão.
Foto e Texto: Grazziele Santos
07 junho 2010
SEMA ENCERRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM PLANTIO DE IPÊS
O plantio marcou o encerramento da Semana do Meio Ambiente na sede da antiga capital sergipana. A ação louvável da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Sema arrancou vários elogios dos moradores. João Rosa, professor falou que a ação visa resgatar a beleza e a historicidade da praça. “Nós junto com a gestão estamos tentando retratar, daqui há algum, tempo o que representou esse espaço antigamente” completou.
As mudas de Ipê foram plantadas por populares e pelo Secretário da pasta da Sema, Eliseu Carmelo. Cada muda recebeu uma placa que contém o nome de uma pessoa ilustre da cidade, a exemplo de Valter Correa, ex-vereador e pai do Deputado Estadual Professor Wanderlê e Elysio Carmelo, ex-deputado estadual, ambos in memorian.
Semana do Meio Ambiente
Durante toda a semana a equipe da Secretaria do Meio Ambiente fiscalizou e orientou os moradores para a importância da conservação e proteção do meio em que vivemos. O evento fez parte da comemoração do Dia do Meio Ambiente celebrado mundialmente em 05 de junho.
Palestras, debates, mostras fotográficas e apresentações teatrais fizeram parte da programação que promete ser repetida em breve.
02 junho 2010
SÃO CRISTÓVÃO PRESERVA CONFECÇÃO DE TAPETES NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI
A celebração acontecerá na Igreja do São Francisco ás 9h. Logo após a missa fiéis e visitantes saem em procissão, que passa pelas ruas históricas seguindo o trajeto dos famosos tapetes. Feitos com serragem colorida e muita criatividade os tapetes criados por quatro artistas plásticos do município enfeitará 540 metros de ruas, cobrindo todo o trajeto da procissão sem interrupção.
O primeiro tapete será colocado na porta da igreja do São Francisco. Medindo 3x3 m² os tapetes coloridos representam muita fé em devoção. Segundo Avani Calvacante, coordenadora da confecção dos tapetes, cada tapete trará um símbolo, que representa a eucaristia.
“Esse ano traremos como tema a arquidiocese e diocese, ambas completando o centenário e cinqüentenário, respectivamente. Além disso a igreja junto com a comunidade abraçou a campanha da Praça São Francisco e faremos também símbolos do patrimônio universal. Assim fortaleceremos nossa candidatura” explica.
A montagem dos tapetes é realizada por moradores e demais membros das pastorais e começa no início da madrugada. O tempo de montagem chega a mais ou menos cinco horas. “A montagem está aberta para qualquer pessoa que tenha interesse, é só se juntar ao grupo e começar a colorir as ruas da nossa bela cidade” completa Avani.
Texto: Grazziele Santos
Foto: Internet
01 junho 2010
CACETEIRAS DO RINDÚ SAÚDAM SÃO JOÃO
Na quarta cidade mais antiga do país não é diferente, ruas e casas já começam a entrar no clima. Bandeirolas coloridas enfeitam a pequena cidade que presenciou ontem, 31, uma das mais belas tradições: a saudação a São João mantida pelo grupo folclórico Caceteiras do Rindú.
O cortejo, formado por cerca de 30 folcloristas, recebeu o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. Esbanjando alegria o grupo saiu pelas ruas históricas cantarolando cantigas e encantado por onde passava.
A Secretária da Cultura, Aglaé Fontes, explica que essa manifestação, ainda presente no município, agrega valores não apenas aos que praticam, mas também aos que presenciam o ritual.
Ao som de Bumbos, ganzá, caixa e cuíca o cortejo seguiu em direção a igreja do Carmo à espera da badalação do sino, meia-noite, anunciando a chegada do ciclo junino. Segundo Thiago Fragata, historiador e diretor do Museu Histórico de Sergipe falou que ações como essas só fortalecem a candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco.
“A arquitetura não é nada sem essa manifestação. A praça serve apenas de palco, o coração, a alma fica por conta das apresentações dos grupos folclóricos e demais artista que utilizam o palco para dar o show” completa.