31 outubro 2011

CULTURA REALIZA 4° RODA DE LEITURA

Importante para o desenvolvimento intelectual de qualquer cidadão, a leitura é um excelente instrumento para se manter sempre bem informado. A prática desse hábito proporciona a criança, e até mesmo ao adulto, o aumento da capacidade de escrita e argumentação.
Como forma de estimular a prática dessa atividade, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo realizou na última quinta-feira, 27, a 4° Roda de Leitura “Beco do Pai Tomé”.
Realizada na Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, a roda reuniu alunos da 3° série da Escola ‘Elic’, que puderam contemplar a contação de história feita por professores, entre eles Tia Rose, como é chama carinhosamente por seus alunos; pela pedagoga Eliene Marcelo; a diretora da Casa do Folclore Zeca de Noberto, Maria Glória Santos; e pelo diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata.
Alguns textos lidos pertenciam a autores já conhecidos entre os pequenos, a exemplo de Maurício de Souza, autor da Turma da Mônica, lida por Eliene Marcelo.
Sob o olhar atento das crianças, cada professor leu uma história diferente. Interpretação e criatividade não faltaram nessa hora, o que proporcionou muitos sorrisos na sala. Além de apreciar a contação de história, os pequenos também mostraram que são bons na leitura e em conjunto com demais coleguinhas leram alguns textos.
Elieci Fraga, professora responsável pela turma, explica que a leitura é praticada diariamente na escola. “Nós sempre fazemos rodas de leitura, onde cada aluno lê uma obra do seu agrado”.
Quanto a visitação à ‘Casa dos Livros’, como Fragata nomeia a biblioteca, Elieci falou que essa é a segunda vez que os alunos visitam o ambiente, mas com certeza visitarão com mais freqüência, pois o interesse pela leitura foi evidente.
As crianças gostaram tanto da história de Cecília Meireles, que ao final da atividade pediram para que a mesma fosse contada novamente.

Roda de Leitura


Iniciado em julho deste ano o projeto acontece sempre na Biblioteca. Segundo Glória o objetivo é incentivar a prática da leitura, não somente dos livros, mas em revistas e gibis. “É necessário que os pais incentivem os filhos a ler desde pequenos, isso é bom para a formação da criança e para seu desenvolvimento tanto na escola quanto para sua formação enquanto cidadão” completa.
A biblioteca tem atualmente 10 mil exemplares e uma área reservada especialmente para as crianças, que podem usufruir de todo o conhecimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Texto e foto: Grazziele Santos