07 outubro 2011

CACETEIRAS DO PETI ANIMAM FÓRUM EM COMBATE AO TRABALHO INFANTIL




A batida forte da zabumba anunciava a chegada do grupo folclórico “As Caceteiras do Peti”. Convidados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), o grupo formado por cerca de 20 crianças, todas participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de São Cristóvão, abrilhantou à tarde de ontem, 06, durante a execução do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe.
Realizado no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE), a 4ª Assembleia Geral apresentou o tema 'Conferindo Políticas Públicas na Prevenção e no Enfrentamento do Trabalho Infantil', onde avaliou quatro cidades sergipanas com maior incidência de trabalho infantil em feiras livres: Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Aracaju.
Vestidos a caráter as crianças do Peti mostraram toda a sua ginga e encantou os participantes que fizeram questão de registrar o momento.
Segundo Amanda Azevedo, pedagoga responsável pelo grupo, a ideia para montar as caceteiras surgiu no mês de junho, quando o tema trabalhado na unidade era ‘Conhecendo Sergipe’. Amanda explica que as crianças perceberam a variedade de grupos folclóricos em São Cristóvão e decidiram montar um também.
“Tudo é feito pelos alunos do Peti, incluindo a coreografia, letra da música e as roupas. Eu, junto com os demais pedagogos e oficineiros apenas orientamos para que o trabalho deles saia cada vez melhor” completa Amanda.
Muitos alunos são filhos ou sobrinhos de algum membro dos grupos folclóricos de São Cristóvão, o que facilita ainda mais o trabalho. No entanto, o talento e a criatividade são expressões visíveis nas crianças que se esforçam dando sempre o seu melhor em cada apresentação.
De acordo com Sandra Lima, coordenadora municipal do Peti, o objetivo é montar um grupo folclórico em cada unidade, proporcionando assim cultura e aprendizado para todos os alunos.
A próxima apresentação do grupo acontecerá no dia 12, na orla de Atalaia.

Texto e foto: Grazziele Santos