10 maio 2010

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO BENEFICIA SANCRISTOVENSES


Realizado no último sábado, 08, a segunda etapa do Programa Sergipe de Todos em São Cristóvão, que consiste na retirada de primeiras e segundas vias de carteira de identidade.

Muitos moradores compareceram ao colégio Gina Franco, onde o programa esteve presente durante toda a manhã. A rapidez no atendimento e entrega das carteiras deixaram os sancristovenses satisfeitos.

“Achei que fosse passar muito tempo aqui, mas graças a Deus em menos de 30 minutos tirei minha 2° via. E o melhor é que não precisei me deslocar até Aracaju para isso” falou Jorge Lobão, que aproveitou a oportunidade e tirou a segunda via da identidade.

Marcelo Ribeiro não perdeu tempo e trouxe o filho Igor Henrique para tirar a 1° via do RG. Eles estiveram no dia 30 de abril, data que ocorreu a primeira etapa do ‘Sergipe de Todos’ no município, na praça Matriz, mas devido ao horário de trabalho de Marcelo não puderam concretizar o serviço.

“O sábado é bem melhor, pois além de não ter fila eu não perco o dia de trabalho e resolvo tudo com tranqüilidade” disse o genitor.

Cerca de 250 pessoas usufruíram do serviço oferecido pelo Instituto de Identificação e Criminalística de Sergipe em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Cristóvão.

De acordo com Adelino Lisboa, coordenador do Instituto, o intuito do programa é proporcionar ao cidadão uma identificação precisa. “Muitos moradores ainda possuem identidade antiga, complicando muito sua identificação. Pois na maioria das vezes a fotografia antiga não condiz com a aparência atual do cidadão” explica o coordenador.

Gratuidade

Todos os serviços ofertados pelo programa são
totalmente gratuitos. Para aqueles que precisaram tirar documentos que necessitavam de fotografia o Instituto de Identificação disponibilizou o registro e impressão da foto, para que nenhum morador saísse sem o documento almejado.


Processo

O processo de confecção da carteira de identidade ou registro de nascimento, mais conhecido como RG não é tão simples. Segundo Adelino esse processo consiste em cinco etapas, mas cada etapa tem mais três ou quatro fases.

A primeira etapa consiste na entrevista com o popular e a
impressão da cédula. Depois a pessoa vai assinar a cédula e daí serão conferidos todos os dados. Após a conferência serão tomadas todas as impressões digitais.
“Neste caso a pessoa registra a impressão de todos os dedos das duas mãos duas vezes e mais três vezes o polegar direito” avisa o coordenador.

O penúltimo passo é o acabamento da cédula. Adelino explica que nessa etapa são conferidos novamente os dados, colocado a chancela do diretor do instituto e o código do Estado para não ocorrer falsificação. “Depois disso tudo chegamos ao fim com a entrega do documento a pessoa” finaliza Adelino.


Texto e Foto: Grazziele Santos