25 maio 2010

CREAS REALIZA PANFLETAGEM NA UFS

Servidores, alunos e professores da Universidade Federal de Sergipe (Ufs) foram recepcionados de uma maneira diferente na manhã dessa terça-feira, 25. Ao chegarem ao campus São Cristóvão uma equipe formada por psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura Municipal de São Cristóvão estavam à espera. O motivo da abordagem foi a conscientização para um problema que vem perturbando dezenas de família no município, a violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com uma das coordenadoras do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Priscila Cardoso, a universidade foi escolhida por concentrar uma diversidade de etnias, o que auxilia na divulgação da informação.
“A UFS um ponto estratégico, pois concentra um grande fluxo de pessoas, que consideramos como disseminadores da informação. Será através desse público que muitas famílias serão alertadas” completa.
A ação ocorreu durante as primeiras horas do dia nas principais entradas da Universidade. Além dos pedestres, a equipe do Creas abordou condutores e passageiros, que estavam dentro do terminal do Campus. Para facilitar a compreensão foram distribuídos folhetos informativos e adesivos.
“O que realmente queremos é que a população tome um maior cuidado com nossos pequenos, que mãe e pais prestem mais atenção a seus filhos para que possam evitar que esse mal assole sua casa” explica a coordenadora.
A panfletagem fez parte da semana de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, que terminou hoje. Durante uma semana as profissionais do Creas percorreram o município proporcionando aos moradores diferentes atividades, todas com o intuito de promover um alerta à população.
Palestras, caminhadas, visitas, distribuição de material explicativo e muita conversa fizeram parte do calendário da equipe, que não pretende parar por aqui. O próximo passo é a execução de dois projetos, onde visamos promover a capacitação dos profissionais da rede da saúde e educação e os pais de alunos cadastrados no programa federal Bolsa família.
“Queremos preparar todos os servidores para que possamos acabar de vez com essa problemática que cresce cada vez mais no município” falou.
Além dos futuros projetos a equipe, que atualmente é formada por três assistentes sociais, duas psicólogas e uma advogada, retorna as atividades de rotina que são o atendimento ao público e o acompanhamento de jovens estudantes dentro da escola.

Texto e foto: Grazziele Santos