19 maio 2010

CREAS REALIZA CAMINHADA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTO JUVENIL

Realizado na manhã desta quinta-feira, 20, a grande caminhada contra o abuso sexual de crianças e adolescentes no município de São Cristóvão. Promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) o evento que tem como intuito alertar a sociedade para o aumento dessa gravidade reuniu centenas de jovens.
Munidos com apitos, faixas e cartazes os estudantes, todos de escolas públicas do município, saíram pelas ruas da cidade chamando a atenção de todos por onde passavam. O início da caminhada se deu num dos cenários mais belos da pequena cidade, a Praça São Francisco, e seguiu até o centro comercial da sede.
De acordo com a psicóloga do Creas, Priscila Cardoso, o evento faz parte da campanha de enfrentamento a violência que vem sendo realizada desde o início da semana alusivo ao dia 18 de maio (Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).
“Nós estamos desde o começo dessa semana alertando a população para este problema, que infelizmente vem se agravando diariamente” falou Priscila. Durante todo o trajeto foram distribuídos panfletos, cartazes e adesivos para a população.


Crescimento da Violência

A violência sexual pressupõe uma relação entre um adulto e uma criança ou um adolescente, visando a satisfação sexual do adulto. Nesse tipo de relação, o adulto utiliza seu poder para manter a criança ou o adolescente em silêncio.
O abuso contra a criança e o adolescente é um agravante não somente no município de São Cristóvão, mas também em todo o Estado. Segundo Priscila não existe um dado estatístico que mostre o aumento dessa violência no município, mas a grande procura no Creas demonstra esse crescimento na cidade.
“Recebemos diariamente no Creas pais tomados pela dúvida e incerteza. Nesses casos se faz necessário que o responsável pela criança preste bastante atenção no comportamento desse jovem para não combater esse mal o mais cedo possível” relata.
Todos os casos que chegam ao Creas são analisados e acompanhados com muita cautela, caso haja comprovação a criança e sua família são encaminhadas aos órgãos responsáveis, mas sempre acompanhadas por um profissional do centro.
Em caso de dúvidas o popular pode denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes através dos fones do Disque-Denúncia Nacional (100) e o Disque-Denúncia Estadual (3213-7000).

Texto e Foto: Grazziele Santos