28 maio 2010

Professores e demais servidores da rede pública de ensino da quarta cidade mais antiga do país reuniram-se na manhã de ontem, 27, no salão do Convento do Carmo para discutir a questão ambiental no município. A ação teve como principal intuito mobilizar os educadores e fazer uma alerta para importância da inserção do tema nas unidades de ensino, já que o mundo necessita de medidas urgentes quanto ao assunto.
Mais de 500 educadores participaram do evento, que teve como uma das palestrantes a Deputada Estadual Ana Lúcia, falando sobre Educação Ambiental: Repensando no Espaço. Segundo a deputada a natureza esta relacionada a tudo o quer somos, consumimos e vivenciamos. “O respeito com a natureza é fundamental, sem ela nada temos e se não cuidarmos dela nada teremos” falou Ana Lúcia.
Agentes da Polícia Ambiental do Estado e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Professor Eliseu Carmelo, também proferiram palestras sobre legislação, prevenção e criminalidade ambiental e resíduos sólidos: coleta seletiva respectivamente.
Morgan Prado, secretário da Educação, falou que esse encontro faz parte da primeira fase do projeto ‘Meio Ambiente na Escola’, que será executado em todos os colégios municipais apartir do segundo semestre. “Nesse primeiro encontro nós direcionamos toda a mobilização para os educadores, que na verdade pode ser considerado como uma capacitação. Para que assim eles saiam preparados para transmitir e abordar tal assunto de diferentes maneiras dentro da unidade de ensino” completa.
Para fortalecer a mensagem foram distribuídas para os professores1000 mudas de árvores frutíferas e de mata atlântica, entre elas o pau-brasil, açaí, mangueira, cajueiro, xixá e pitanga. As mudas doadas pela Embrapa serão plantadas nas escolas e em áreas verdes do município. “Pretendemos junto com a secretaria do Meio Ambiente arborizar até o final do ano todas as praças e escolas da cidade” falou o secretário.

Patrulha Ambiental
Na escola Gaspar Lourenço, localizada no bairro Apicum o trabalho de conscientização ambiental já faz parte do dia-a-dia das crianças. Desde o ano passado o psicólogo Sérgio Lima, responsável pelo projeto na unidade, acompanha e incentiva os pequenos a cuidarem da natureza.
Formada por 12 alunos a ‘Patrulha Ambiental’ é ligada ao Núcleo de Educação Ambiental (Nea). O propósito do grupo é inspecionar e preservar as áreas verdes dentro a aos arredores da escola.

Foto e Texto: Grazziele Santos