20 maio 2010

POVOADO TIMBÓ GANHA ESCOLA REFORMADA

Os moradores do povoado Timbó, em São Cristóvão, tinham endereço certo nesta manhã, a Escola Amâncio Tavares dos Santos. Com sorriso largo no rosto mães, pais e diversos estudantes comemoraram mais um beneficio na comunidade. A tão sonhada reforma da escola aconteceu graças a parceria entre uma empresa privada, Talon Metals Corp, e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão.
“Com menos de três mil reais conseguimos alegrar e suprir necessidades básicas da comunidade” falou o representante da Talon, Teodoro do Vale. A unidade de ensino ganhou nova cara, grades, janelas, paredes e faixada foram pintadas dando assim um ar mais leve ao ambiente. Além é claro da recuperação dos muros e, mastros e bandeiras.
Para Ester Batista, diretora da unidade, a pequena reforma trouxe o equilíbrio de volta ao local. “Agora trabalhamos mais satisfeitos, na verdade a mudança nos motivou a ensinar e transmitir conhecimento com mais empolgação” relata.
A escola situada na zona rural do município foi fundada a cerca de 20 anos. Com um total de 80 alunos a escolinha Amâncio Tavares funciona nos três turnos fornecendo ensino que vai desde a pré-escola até o 5º ano, incluindo o EJA no turno da noite.
Cressia Barbosa, estudante do 4° ano do ensino fundamental explica que as melhorias agradam não somente aos olhos, mas também a mente. “Desde que a escola foi reformada eu tenho aprendido mais, até a visibilidade na sala melhorou” explica a jovem.

Projeto Potássio

A Talon Metals Corp é uma das pioneiras em extração de potássio no Brasil e no mundo, através da sua extração ela beneficia diversas comunidade a exemplo do Povoado Timbó, que não ganhou apenas a reforma da escola, mas outras melhorias como matéria artesanal para a Associação de Moradores e Uniformes e material esportivo.
Teodoro explica que a empresa tem uma política de trabalho diferente das demais do ramo. “Geralmente as empresas lucram para somente depois beneficiar a comunidade, nós fazemos diferente. Primeiro beneficiamos, assim criamos um vinculo positivo entre nós, empresários, e a comunidade” disse.


Extração de Potássio

O potássio é um mineral com uma alta demanda no comércio brasileiro de fertilizantes, e que atualmente o país sofre com a baixa produção, sendo que este índice tende a aumentar, caso não haja novos investimentos para aumento da produção interna. Cerca de 8% do potássio é produzido pelo Brasil, o restante é importado.

Texto e Foto: Grazziele Santos