26 março 2010

SÃO CRISTÓVÃO EM AÇÃO BENEFICIA POPULAÇÃO DO JARDIM UNIVERSITÁRIO

Promovido na manhã de hoje, 26, na associação de moradores do conjunto Jardim Universitário a segunda edição do Projeto São Cristóvão em Ação. Coordenado pela Secretaria da Inclusão em parceria com demais secretarias e autarquias, o projeto ‘São Cristóvão em Ação’ funciona de forma semelhante a um mutirão e tem como objetivo proporcionar ao cidadão um melhor atendimento no serviço público, minimizando as dificuldades e estreitando os laços entre prefeitura e comunidade.

Cerca de 3.500 atendimentos foram realizados, esses distribuídos em diversas aéreas. Para não haver tumulto nem espera no atendimento senhas foram distribuídas para consultas e exames médicos, atendimento jurídico, psicológico além de retirada de documento como carteira de trabalho, identidade, CPF e registro de nascimento.
De acordo com o Prefeito Alex Rocha o projeto visa se aproximar mais da população, fazendo com que ela participe de forma ativa na administração. “Não trazemos apenas os serviços e executamos, mas estamos aqui para escutar as reclamações, verificar os problemas e juntos encontrarmos a solução” explicou o prefeito.

Palestras

Além dos atendimentos, palestras educativas foram realizadas no dia de hoje. Uma delas proferida pelo Juiz de Direito Manoel Costa Neto, que falou sobre a importância da boa aplicação do programa Bolsa Família do Governo federal e sobre o aumento de jovens usuários de drogas no município.

Costa Neto aproveitou ainda e lançou a manhã de hoje um novo projeto, este realizado pelo judiciário, que se chama ‘Família Ideal’. “Esse projeto irá acompanhar e orientar famílias que tem filhos ou parentes usuários de drogas. O judiciário está aberto para ajudar qualquer cidadão” falou o magistrado.

Histórico

No início desse mês a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social lançaram o projeto ‘Abrace essa Chance’, que tem como principal objetivo reingressar ex-detentos e usuários de drogas ao convívio social de forma digna. Todos os moradores da quarta cidade mais antiga do país podem participar desde que se encaixe no perfil do projeto. Cada pessoa inscrita passará por uma avaliação, esta feita por psicólogas da Secretaria da Inclusão.

Após essa triagem o interessado será encaminhado para uma das empresas parceiras do programa, e lá ele será mais um colaborador exercendo uma função que melhor se adeque ao seu perfil, ou seja, irá reconstruir de forma digna sua vida. Atualmente mais de 80 pessoas já se inscreveram no projeto e mais de 35 já foram encaminhadas ao mercado de trabalho.

Texto e Foto: Grazziele Santos