27 janeiro 2010

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO INICIA CICLO DE ESTUDOS SOBRE O CARNAVAL

Para entrar no clima da folia a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura e Turismo esta oferecendo aos moradores um ciclo de estudos sobre o carnaval, que antecipa uma das festas mais esperadas do ano. Iniciado com uma palestra proferida pela renomada professora e Secretária da Cultura, Aglaé Fontes, o ciclo conta a história da festa, desde o seu surgimento até a atualidade.

“A festa de carnaval acontece em todo o país, mas as pessoas brincam de formas diferentes. Alguns dançam axé, como na Bahia e outros tantos brincam o maracatu, a exemplo de Pernambuco. Cada local tem sua especificidade” explica a secretária.
Quem compareceu ao ciclo pôde aprender um pouco mais sobre o surgimento da f
esta e recordar cantigas, a exemplo das músicas de Nelson Gonçalves, Serpentina e de Chiquinha Gonzaga, a qual será homenageada na sexta edição dos carnavais dos carnavais.


Carnavais dos Carnavais

Iniciado em 2004, a sexta edição da festa, que já é considerada uma das mais importantes do estado trará grandes novidades. Esse ano o carnaval foi dividido em pólos totalizando três. O visitante que optar em pular carnaval ao som de bandinhas de frevo poderá escolher o cenário da festa, que pode ser o Pólo Tradição, localizado no centro histórico, Pólo Carnabica, localizado na bica dos pintos, um dos mais belos cartões postais do município ou ainda no Pólo Folia, que acontecerá no conjunto Eduardo Gomes. A festa acontece de 12 a 15 de fevereiro e você não pode ficar de fora.

Foto e Texto: Grazziele Santos