Dezenas de pessoas da sociedade civil, servidores públicos e demais representantes de diferentes associações compareceram ao auditório do Convento São Francisco na manhã desta terça, 26, para participar da I Conferência Municipal de Defesa Civil promovida pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria da Infraestrutura.
Aberta pelo Prefeito Alex Rocha a I Conferência, cujo tema é a “Prevenção e Assistência Humanitária: Fundamentos para a Organização da Defesa Civil Brasileira”, visa estreitar os laços entre o órgão e a comunidade. Mostrando aos moradores a importância da parceria contínua entre o órgão e a população.
De acordo com Luciano Silva, coordenador municipal da Defesa Civil, o órgão funciona como um fiscalizador de obras e áreas, onde através de relatórios os técnicos poderão identificar quais locais oferecem risco à comunidade.
“Nós não trabalhamos apenas em dias de chuva, quando ocorre deslizamento ou enchentes. Nosso trabalho se concentra na prevenção dessas catástrofes, mas para isso é necessária a colaboração dos moradores” explica o coordenador.
Dinâmica
Para facilitar a compreensão a conferência foi dividida em três eixos temáticos - Desafios para a efetivação da defesa civil no século 21: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento; Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária; A mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil, que foram trabalhados em grupos.
Quem compareceu também pode assistir duas ricas palestras, essas proferidas pelos capitães da Defesa Civil de Sergipe, Cap. Moraes e Queiroz e do Deputado Estadual, Wanderlê Correa. No final do evento houve a eleição dos delegados, os quais serão responsáveis por averiguar e auxiliar aos técnicos municipais quanto aos problemas de cada região.
Nacional
A 1ª Conferência de São Cristóvão é uma das etapas que fazem parte da I Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que tem como meta reunir cerca de mil delegados. A conferência presidida pelo Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima é precedida por etapas municipais e estaduais que começou em 19 de dezembro de 2009 e segue até seis de março de 2010.
Por meio de portaria ministerial, será constituída uma comissão organizadora que irá elaborar o regimento interno e organização da Conferência Nacional. No regimento, estará previsto a forma de escolha dos delegados e o funcionamento do encontro.
Entre os objetivos da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária estão: a realização e análise das ações do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), previstas no Decreto no 5.376, de 17 de fevereiro de 2005; a definição das diretrizes para a reorganização do Sindec e das ações de defesa civil, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitárias como políticas de Estado para a garantia do desenvolvimento social.
Durante a Conferência serão determinadas as diretrizes que possibilitam o fortalecimento da participação social no planejamento, gestão e operacionalização do Sindec.
Texto e Foto: Grazziele Santos