11 agosto 2011

MOMENTO HISTÓRICO MARCA CONFERÊNCIA DO OPA 2012















Aberta na manhã de ontem, 10, a Conferência do Orçamento Participativo Anual (OPA) Prioridades 2011/2012, foi realizada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, após as plenárias promovidas nas oito regionais sancristovenses. Durante a programação, foram apresentadas as exposições sobre a temática do evento e demais vertentes de interesse popular, culminando com o debate, o que legitimou a ferramenta constitucional de cidadania, com a participação dos presentes.
Após as palavras do prefeito, Alex Rocha, que elogiou o público presente e a explanação do gerente da CAT, Valmir Passos, sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) a programação abriu espaço para a apresentação dos estudantes do Projeto Jovens que Encantam, uma iniciativa da sociedade civil organizada, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, educando crianças e adolescentes através da música, sob a regência de Evanílton Freitas Vieira.
Violinos, sax, flautas doces e transversais e uma bateria renovaram a Asa Branca, hino nordestino, e levaram o público presente a relevar as dificuldades e insatisfações, pois as conquistas do Orçamento Participativo beneficiarão essas crianças e adolescentes, que precisam ter a cidadania resguardada, sendo que tal meta se torna possível quando há a participação efetiva da população.
Os delegados e demais participantes assistiram à apresentação do coordenador geral do Programa Petrobrás Centro Vocacional tecnológico do Sergipetec, Vítor Hugo Vaz. Durante o seu discurso, o coordenador apresentou um vídeo institucional, em terceira dimensão, mostrando a amplitude da proposta que será concretizada com a construção do prédio nas proximidades da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão.
“Qualificaremos três mil jovens com idades entre 17 e 29 anos, do município de São Cristóvão e encaminharemos um percentual direto para vagas no mercado de trabalho e prepararemos os demais para concorrer por outras vagas”, explicou.
Além de mostrar o vídeo em 3D, dando uma idéia de como será a estrutura do Sergipe Parq Tec, o coordenador apresentou um vídeo institucional do Projeto Biofábrica de Mudas de Sergipe, onde estão sendo plantadas mudas de abacaxi e banana, das quais se espera o crescimento de milhares de plantas em 2012. Um exemplo que, será realidade em São Cristóvão, a partir do funcionamento do parque tecnológico.
Vítor Hugo distribuiu fichas para os presidentes de Associações de Moradores do Município, que ficaram responsáveis por inscrever os jovens de suas comunidades para participarem dos cursos do Sergipetec, cuja parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, promoverá a qualificação para a população local.
Ao término de sua participação, um momento histórico foi presenciado pelos delgados regionais, presidentes de associações e sociedade civil em geral, o prefeito Alex Rocha; o secretário Paulo Roberto; a secretária de Cultura e Turismo, Aglaé Fontes; e o diretor regional do Senac, Paulo Eirado Dias Filho, assinaram o Convênio de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de São Cristóvão e a instituição.
“Este é um momento histórico, pois a primeira parceria com o Senac foi assinada há 23 anos, em 1988, sendo esta a segunda vez em que o município busca essa parceria no sentido de qualificar a nossa população, pois não devemos dar o peixe e sim, o anzol para que todos aprendam a pescar”, exclamou o prefeito.
Entusiasmado, o secretário Paulo Roberto endossou as palavras do prefeito e revelou que é preciso buscar qualificação antes de ofertar emprego, pois o que “as empresas mais têm reclamado é da inexperiência dos candidatos às vagas”.
Logo após, o secretário de Planejamento e Orçamento deu continuidade à programação com a apresentação do quadro de prioridades 1, 2 e 3 das comunidades, onde foram realizadas as oficinas do orçamento participativo, durante toda a semana passada.
Através do anseio popular, foi possível construir uma tabela de prioridades de cada comunidade, o que será apresentado à administração pública municipal. Em seguida, representantes das regionais se inscreveram para falar durante o debate, enfatizando as necessidades de suas comunidades, reconhecendo o que foi atendido pela administração, a exemplo da obra de construção da Praça do Conjunto Luiz Alves, retomada há alguns dias; e a solicitação de novas demandas, como a acessibilidade para os portadores de deficiência e transporte para a divulgação de material preventivo.
Ao final do evento, o secretário Paulo Roberto revelou que foram detectadas 145 demandas novas para 2012 e agradeceu ao apoio da equipe da Seplan, Cultura, Agricultura e Ascom, e pela participação de todos, desde as oficinas do orçamento até a Conferência, que mostra a consciência da população quanto à legitimidade da participação do povo para a solução dos problemas da comunidade.


Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos