08 dezembro 2010

PREFEITURA INVESTE EM INLCUSÃO DIGITAL

Preocupada em fortalecer a democratização do acesso às tecnologias da informação, que a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social instalaram na sede do Centro de Assistência Social (Cras) uma sala de informática.
Todos os dias, de segunda a sexta, crianças, jovens e pais de família utilizam os serviços ofertados, além desse público, pessoas matriculadas nos programas de erradicação do trabalho infantil (Peti) e Projovem adolescente frequentam a sala semanalmente.
Composta com sete computadores, a sala de inclusão digital oferece aos visitantes acesso à internet gratuito e também, aula de informática. Murilo Rodrigues, monitor responsável pelas aulas explica que os alunos aprendem a conhecer toda as funções do computador, desde a utilização de programas até mesmo a fazer pesquisas na internet.
Jussara Alves falou que desde que começou a frequentar a sala de inclusão já aprendeu muitas coisas e agora o próximo passo será ganhar seu próprio computador. “Meus pais estão juntano dinheiro para em breve eu tenha meu próprio PC em casa” completa a jovem.
Salvar e criar pastas e arquivos, abrir programas, criar e-mail foram apenas algumas da várias funções desenvolvidas pela máquina, que opequeno Rafal Gois aprendeu. De acordo com o jovem o que ele mais gosta no computador são os jogos e as pesquisas feitas na internet.

Inclusão
Segundo a secretária da inclusão social, Carolina Oliveira, a sala de inclusão digital é mais uma ação da Administração em que o investimento reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida da população sancristovense, principalmente as pessoas que ainda não dispõem de computador ou até mesmo desconhecem suas funções. “A inclusão digital proporcionada pelas salas de inclusão e telecentros instalados em nossa cidade promove a inclusão social de todos” disse.
A cidade de São Critóvão já possue duas salas de inclusão digital, Cras e Telecentro Carmosita Barros, ambos localizados na Prça São Francisco. A secretária fal inda, que a meta da Prefeitura é expandir esse número e levar as salas de inclusão outras localidade.

Texto e foto: Grazziele Santos