27 junho 2012

PREFEITURA, MARCHANTES E FATEIRAS À PROCURA DA UMA SOLUÇÃO

Na manhã da última terça-feira, 26, marchantes de bovinos, caprinos e suínos, bem como fateiras do município de São Cristóvão, estiveram no salão nobre da prefeitura, em reunião com o prefeito Alex Rocha, representante da Vigilância Sanitária do estado, Secretário da Saúde Tiago Mendonça, Secretário de Administração Manoel Barros, Secretário de Comunicação Pedro Rocha e do Procurador do Município Dr. Bruno Rocha, na tentativa de encontrarem uma saída para o cumprimento das determinações do juiz de direito do município, quanto à portaria nº 304 MA, que regulariza o abate e a comercialização de carne nos mercados e açougues do município.

Depois da fala do prefeito, da fala do procurador e das manifestações de insatisfação de fateiras e marchantes, chegou-se ao bom censo de se formar uma comissão com representantes de cada segmento, para junto com o procurador e demais envolvidos no processo, formularem um documento para ser apresentado ao Ministério Público, indicando as formas mais viáveis para atender o que determina a lei, em regime de urgência.

Comerciantes de caprinos e suínos reclamaram da falta de interesse dos abatedouros em abaterem os animais que comercializam, além do alto custo do abate que não pode ser repassado para o consumidor.

Como paliativo, o prefeito se dispôs a disponibilizar caminhão frigorífico para o transporte dos animais abatidos, bem como a aquisição de serras elétricas para o corte das carnes nos balcões a serem construídos, visando mais higiene no manuseio dos produtos.

Ainda no dia de hoje, representantes dos marchantes e fateiras, bem como o procurador e o prefeito do município de São Cristóvão, trabalham para encontrarem uma solução que pelo menos, possa adiar por mais algum tempo o cumprimento total das determinações judiciais. Para tanto se faz necessário que os comerciantes se organizem para o cumprimento do que determina a lei. Embora muitos municípios ainda não tenham exigido o cumprimento da portaria é certo que em breve existirá a exigência. Com os casos de Lagarto e São Cristóvão, é bom que os municípios que ainda não se adequaram, que o façam sob pena de muito em breve serem obrigados, já que lei foi feita para ser cumprida.

Texto: Everardo Sena
 Fotos: Yara Santos

22 junho 2012

CAPS: CASAMENTO CAIPIRA, COMIDAS TÍPICAS E FORRÓ PRA MAIS DE METRO!!!









Usuários, funcionários, familiares e a comunidade marcaram presença no ‘Arranca Unha’, um arrastapé realizado no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Valter Correia, localizado no Alto da Divinéia, em companhia dos componentes técnicos, sociais, usuários e familiares do CAPS João Bebe Água (JBA), na tarde ontem, 21 de junho.

A tarde ganhou brilho, cores e sabores especiais do período junino e em clima de São João, funcionários e usuários estavam todos caracterizados vestidos de caipira para a quadrilha e o respectivo casamento, ao som do ‘Trio Nordestino Domingo do Tinharé’. Também foi sorteado um balaio,vendidos beijinhos, ao preço simbólico de R$0,50 e o Correio de

A Programação contou com a passagem das faixas do rei e rainha do milho do ano passado (2011) para os atuais, eleitos em 2012. Em seguida, foi prestada uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga; desfile do Rei Jason e da Rainha Luísa Cristiane; apresentação da quadrilha junina com casamento caipira; forrozão; e o sorteio do balaio; tudo regado a bastante arroz doce, mungunzá, canjica, pamonha, milho, bolos de milho, puba, macaxeira e ovos.

Os moradores acharam foi bom! De um lado, as Caceteiras de Sr. Ezequiel, do outro, o forrozinho do CAPS, visando à integração entre os usuários e os seus familiares e a comunidade. E a brincadeira se estendeu, o forró de qualidade e os usuários se divertiram bastante.

JBA – O CAPS João Bebe Água está funcionando no Conjunto Eduardo Gomes, sob a direção da Assistente Social, Glória Peixoto, contando com um quadro completo de funcionários, medicação normalizada até o final do ano. Além disso, Marcos Aurélio, Diretor do CAPS Valter Correia, informou que será conquistado um terreno para a construção de uma sede própria, está sendo encaminhado ao Ministério da Saúde o Projeto do CAP AD ( Álcool e Drogas ). “Existirão 02 carros para as duas unidades CAPS e para que o serviço CAPS funcione e obtenha êxito, a familia e a comunidade tem que se somar”, disse o diretor. A diretora do CAPS JBA, Glória, informou que o quadro de funcionários conta com psicólogo, assistente social, oficineiros, enfermeiros, educador físico e psicopedagogo. O CAPS JBA está localizado na Rua F, n° 60, no Conjunto Eduardo Gomes. 
Texto e Fotos: Yara Santos



Inscrições Abertas! Vestibular de Graduação Tecnológica 2012/2

Você não pode perder a oportunidade de fazer um Curso Tecnológico na FANESE. É a hora de fazer um curso superior de curta duração que permite o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. A FANESE dispõe de cursos aprovados e reconhecidos pelo MEC.
Trata-se de uma formação superior com reconhecimento do mercado de trabalho e que vem atraindo muitos estudantes. Os Cursos Tecnológicos fazem com que o diferencial de um trabalhador não seja centrado, apenas, nos anos que passou na faculdade, mas a sua capacidade de transformar os conhecimentos adquiridos em competências para encontrar a solução dos problemas enfrentados no dia-a-dia. 
De acordo com pesquisas realizadas pelo censo do Inep, em 2010, dos 829 mil concluintes de cursos superiores no Brasil, 11.596 eram tecnólogos. Em 10 anos, as matrículas cresceram 985% no país e em Sergipe passaram de 25, em 2003, para 3.226 em 2010.
Segundo o coordenador dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Sistemas para Internet da FANESE, professor Ricardo Torres, as chances de emprego são grandes para os tecnólogos. “A maioria de nossos alunos já atua na área como estagiário. 100% dos egressos em Sistema para Internet e 80% dos que concluem o curso de Gestão em Tecnologia da Informação já concluem os cursos empregados.”, disse Ricardo.
Para o coordenador acadêmico, Albérico Ferreira, as pessoas estão procurando este tipo de curso porque têm urgência em trabalhar e possuir uma formação acadêmica. “São cursos atrativos, dinâmicos e que geram boa rentabilidade para os profissionais. Esta é mais uma grande oportunidade que a FANESE disponibiliza para que o aluno, que ainda não tinha decidido sobre o prosseguimento de seus estudos, curse, agora, uma graduação superior.”, disse o coordenador.
Percebendo a grande procura por cursos tecnológicos, a FANESE abre vagas, visando o preenchimento de novas turmas. A iniciativa vem suprir a necessidade do mercado de trabalho, que está de portas abertas para receber os profissionais com formação superior.”, disse Albérico, lembrando que as inscrições estão abertas e as provas acontecem no dia 21 de julho, às 15 horas no Campus Santo Antônio.
Conheça nossos Cursos de Graduação Tecnológica: Sistemas para Internet, gestão da tecnologia da Informação, Processos Gerenciais, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Petróleo e Gás, este último é oferecido pela FACE.

Vale lembrar que a FANESE também dispõe de Cursos de Graduação Bacharelado, são eles: Direito, Administração, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis.

Escolha o seu curso e faça mais por Você. Faça FANESE.

Informações - Contato através dos telefones: 0800 702 6400, 3234-6350, 9964-9012.

Fonte:Divulgação

21 junho 2012

CACETEIRAS ABREM FORRÓ DO PETI


Boa tarde minha gente, preste muita atenção. Viemos de lá do Peti, com muita dedicação. Dançaremos a Caceteira com muita animação. Foi saudando os familiares e demais educadores que compõem o quadro de profissionais do programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV/PETI), que as Caceteiras do Peti deram inicio a confraternização junina.
Realizada pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, por meio do Peti, a confraternização junina feita especialmente para os assistidos do Peti sede, foi realizada nesta tarde, 21, no antigo prédio da Casa da Criança. Ao todo 80 crianças acompanhadas pelos pais participaram da festa, que teve como atração principal o cantor sancristovense Douglas Gaviões.
Após prestigiar a apresentação dos pequenos, os presentes se renderam ao forró. Segundo a coordenadora do Peti, Sandra Lima, a festa junina aconteceu em todas as unidades do programa. “Durante o decorrer dessa semana as demais unidades festejaram a chegada do São João com muita festa e forró, beneficiando todos os alunos e pais” falou.
Além da confraternização alguns passeios foram promovidos como meio de incentivar o conhecimento e a pratica da cultura local, a exemplo da visita ao Forró Caju, Vila do Forró e da cidade de Areia Branca. “Nosso intuito não é apenas festejar São João e São Pedro, mas sim mostrar aos alunos a grandeza cultural e sua importância para todos nós, principalmente nós nordestinos” disse.
Aos poucos o salão foi sendo preenchidos por forrozeiros, que deram um show de animação. Mas os atrativos da festa não se limitaram ao forró nem tampouco as apresentações. Dezenas de comidas típicas foram preparadas, o que garantiu a empolgação dos convidados.
Um dos momentos mais esperados da festa foi o sorteio de dois balaios, contemplando uma mãe de aluno e o outro destinado a um funcionário. A com fraternização do Peti seguiu em ritmo de alegria e paz até o final da tarde.
Todas as unidades do programa de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV/PETI) entram em recesso amanhã e retornam as atividades a partir do dia 09 de julho.

Texto e foto: Grazziele Santos

TRADIÇÃO: CACETEIRAS DO ALTO DA DIVINÉIA AGITAM COMUNIDADE E SORTEIAM PRÊMIO ESPECIAL

AS CACETEIRAS DE SÃO CRISTÓVÃO ESTÃO A TODA! NO ALTO DA DIVINÉIA, A TRADIÇÃO PERMANECE POR MAIS DE 30 ANOS. ANTES, CRIANÇA, JOSÉ EZEQUIEL DOS SANTOS BRINCAVA NAS CACETEIRAS E VENDO TODO O RITUAL, DEU CONTINUIDADE À BRINCADEIRA. HOJE CEDO, OS JOVENS DO ALTO SE REUNÍRAM NO ENCONTRO DAS RUAS HILDETE FALCÃO BATISTA E HORÁCIO SOUZA LIMA PARA BUSCARO MASTRO, O QUAL SERÁ POSTO NAQUELE LOCAL EM CUJO CORPO, HAVERÁ UMA SÉRIE DE NÚMEROS DE PRÊMIOS PARA AQUELES QUE FOREM CORAJOSOS O BASTANTE PARA ENFRENTAR OS FOGOS.

SEGUNDO EZEQUIEL, VESTIDO COM UM MACACÃO NAS CORES DO EXÉRCITO, AS CRIANÇAS ACOMPANHAM, FICAM OLHANDO, MAS OS ADULTOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA RETIRADA DO MASTRO. “EU ORGANIZO A FESTA HÁ 4 ANOS E COMPREI, POR CONTA PRÓPRIA, 3 CAIXAS E 1 BUMBO, PARA A ALEGRARMOS AS RUAS POR ONDE PASSAMOS E ATÉ EMPRESTAMOS ÀS OUTRAS CACETEIRAS”, DISSE.

AS CACETEIRAS DO ALTO CONTAM COM O APOIO DA PRÓPRIA COMUNIDADE, QUE DOA OS ITENS QUE DÃO ORIGEM ÀS CESTAS BÁSICAS E DEMAIS PRÊMIOS CONQUISTADOS PELOS CORAJOSOS E, DENTRE ESTES, EXISTE UM PRÊMIO ESPECIAL, UMA BICICLETA. “TODOS OS ANOS, CONSEGUIMOS UM PRÊMIO ESPECIAL E ESSES ANOS A COMUNIDADE CONTRIBUIU COM QUANTO PÔDE E A BICICLETA JÁ ESTÁ SENDO MONTADA PARA O VENCEDOR”, FALOU.

OS PRÊMIOS SERÃO ARRECADADOS COM A COMUNIDADE E COMERCIANTES, A BANDA SAI BATUCANDO E ARRECADANDO E, LOGO MAIS, OS NÚMEROS SERÃO PENDURADOS NO MASTRO. À NOITE, A FOGUEIRA SERÁ ACESA PARA DERRUBARO MASTRO E QUEM TIVER CORAGEM DE ENFRENTAR OS FOGOS PODERÁ CONQUISTAR MUITOS PRÊMIOS, INCLUSIVE, UMA BICICLETA.

LOGO MAIS, ÀS 20H, A COMUNIDADE CONVIDA A TODOS A PARTICIPAR DO FORRÓ, QUE NÃO DEIXA A TRADIÇÃO SE ACABAR.

NÃO SOLTE BALÕES, SE BEBER, NÃO DIRIJA!

















Texto e Foto: Yara Santos

20 junho 2012

GRUPOS DA MELHOR IDADE VISITAM FAZENDA BOA LUZ



Sentir o cheirinho de terra fresca, respirar o ar puro e escutar o canto dos pássaros. Foi assim que cerca de 60 idosos que fazem parte do serviço de convivência passaram o dia de hoje, 20. O passeio a Fazenda Boa Luz, na cidade de Laranjeiras, foi promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social por meio do Centro de Assistência Social (Cras).
Além de promover a interação entre os dois grupos da melhor idade – Grupo Melhor idade e Jesus te Ama, o passeio proporcionou aos vovôs e vovós um dia de lazer bem diferente do habitual.  Segundo a coordenadora do Cras Gilson Barreto, Slaine Dórea, todos os passeios são realizados em conjunto com os idosos. “A equipe técnica pesquisa os melhores locais e leva para o grupo algumas propostas, mas são eles que escolhem onde querem ir” revelou.
A satisfação era visível já na chegada. Recepcionados pelo promotor de eventos, André Santana, o grupo que estava ansioso fez questão de conhecer e registrar cada local da fazenda. Para proporcionar mais conforto a visita ao Zoo Parque foi feita de trenzinho, onde os idosos ficaram abismados com a diversidade de atrativos existentes na fazenda.
“Nunca tinha visto tanta coisa linda assim tão de perto” disse Laís Rocha, integrante do grupo Melhor Idade. Muitos idosos nunca tinham ido a fazendo ou feito passeios semelhantes, a exemplo de Maria José, que ficou encantada com o vale dos insetos.
“A gente vê na televisão e acha tudo bonito, mas não imagina que aqui, ao vivo e a cores, é tudo lindo. É muita perfeição” falou a idosa que já planeja retornar pra festejar o dia do seu aniversário ao lado do filho e da nora.
Após visitar toda a fazenda os idosos saborearam um delicioso almoço, feito especialmente para eles, onde puderam desfrutar também de um ambiente com música ao vivo.
Entre visitas e degustação os idosos foram surpreendidos com a apresentação da colega Raimunda Santana, que acompanhou o trio pé-de-serra e colocou todos para arrocharem a fivela. “Eu sempre toquei vários instrumentos e hoje eu não podia perder a oportunidade de animar meus companheiros” disse.
Ao final da tarde os idosos retornaram a São Cristóvão planejando um novo passeio.

Texto e foto: Grazziele Santos
.